terça-feira, 18 de dezembro de 2012

IV Seminário docomomo sul - norma e licença na arquitetura moderna do cone sul

CHAMADA DE TRABALHOS
IV Seminário DOCOMOMO SUL, com o tema PEDRA, BARRO E METAL: norma e licença na arquitetura moderna do cone sul americano. 1930-1970, promovido pelo PROPAR-UFRGS (Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a realizar-se durante os dias 25 a 27 de março de 2013 no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. O evento é co-promovido pelo DOCOMOMO Brasil e DOCOMOMO Rio Grande do Sul sediados no programa assim como pelo DOCOMOMO Paraná, o capítulo brasileiro e braços locais da organização internacional empenhada na documentação e conservação do movimento moderno em arquitetura. Tem o apoio da Uniritter, via seu Núcleo de Projetos e Laboratório de Teoria e História da Arquitetura. O seminário se enquadra na série dos seminários DOCOMOMO, já consagrados como o principal evento sobre a arquitetura moderna no país. Desde 1995, já foram realizados 9 Seminários DOCOMOMO Brasil, 3 Seminários DOCOMOMO São Paulo, 4 Seminários DOCOMOMO Norte-Nordeste e 3 Seminários DOCOMOMO Sul, 2 Seminários DOCOMOMO RJ e 1 DOCOMOMO MG. Note- se que, dada a situação de Porto Alegre, o Seminário DOCOMOMO Sul é na verdade um seminário internacional no seu escopo. O material no seu site www.ufrgs.br/docomomo está sendo publicado tanto em português quanto em espanhol e inglês.
O seminário quer recordar a importância técnica, formal e simbólica da pedra, do barro e do metal para a arquitetura moderna em terras sul-americanas, incluindo todo tipo de componentes técnico-construtivos feitos a partir desses materiais (blocos, paralelepípedos, placas, tijolos, perfis, telhas, revestimentos cerâmicos, etc). Visa examinar, revisar e discutir as diversas maneiras como arquitetos e engenheiros da região abaixo do paralelo 22 reagem no período 1930-70 às potencialidades e problemas da pedra, do barro e do metal enquanto estrutura, cobertura, compartimentação, pavimentação, revestimento, mobiliário, como respondem a uma condição orgânica carregada de conotações naturalistas e a uma capacidade de industrialização e/ou mineralização inovadoras, como se enquadram nos discursos e nas práticas do período, em que medida referendam norma ou constituem licença, como se comparam com experiências pregressas e contemporâneas em outros lugares.
Nessa perspectiva, serão bem-vindos trabalhos inéditos de estudiosos brasileiros e estrangeiros tratando da documentação, conservação e análise de edifícios, componentes de edifícios e/ou espaços abertos conformes aos parâmetros geográficos, cronológicos, estilísticos e materiais que o tema propõe. As apresentações de trabalho conformes à chamada, a se desenvolver em sessões paralelas durante dois dias. Como no I Seminário DOCOMOMO SUL que versou sobre Vidro, no II Seminário DOCOMOMO SUL que versou sobre Concreto, e no III Seminário, que versou sobre Madeira, o programa começa com o exame do estado da arte no começo do período de estudo e termina com uma discussão sobre as perspectivas contemporâneas do material.

PROGRAMA
DIA 1 - PANORAMAS manhã
Sessão de abertura, conferências e mesa redonda - Pedra, barro e metal na arquitetura moderna
Maristella Casciato - Roma
Theo Prudon - Nova York
Mario Mendonça - Salvador
tarde
Sessão de comunicações e avaliação

DIA 2 - DESENVOLVIMENTOS manhã
Sessão de comunicações e avaliação
tarde
Sessão de comunicações e avaliação

DIA 3 - REFLEXOS manhã
Sessão de conferências - Pedra, barro e metal na arquitetura atual
Solano Benitez - Assunção
Sebastián Irarrazaval - Santiago
Fernanda Bárbara - São Paulo
tarde
sessões de comunicação e avaliação
Encerramento

CRONOGRAMA
A Comissão Científica do IV Seminário DOCOMOMO Sul fará a seleção de trabalhos para apresentação oral com publicação ou simples publicação. A seleção será feita em duas etapas. A primeira seleção se fará através de resumo (máximo de 600 palavras), com iconografia e bibliografia. A segunda etapa da seleção definirá a categoria de apresentação do trabalho e será feita por meio da análise do texto completo. O cronograma segue abaixo:
02/01 - Data limite para envio dos resumos; (prazo já prorrogado)
15/01 - Informe da seleção dos resumos;
17/02 - Data limite para envio do texto completo;
03/03 - Informe da categorização dos trabalhos;
25/03 - Abertura do evento.

Mais informações no site do Evento: http://www.docomomo.org.br/indexfutura.htm 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário