segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Iluminação devolve glamour ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro

O brilho cristalino do lustre que adorna a sala de espetáculos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro arremata o projeto de modernização luminotécnica conduzido por Mônica Lobo. A experiente lighting designer, titular do LD Studio, desde 2009 andava às voltas com a intrincada tarefa de tornar eficiente o princípio de iluminação difusa e decorativa, pontual, característico da ambiência suntuosa da centenária instituição carioca.
As 180 lâmpadas incandescentes do lustre de cristal foram substituídas por halógenas com bulbo de incandescente que, embora de potência similar (da ordem de 40 watts), têm 50% a mais de fluxo luminoso (630 lumens) e vida útil maior (2 mil horas contra 750).
A delicadeza dessa intervenção respeitosa foi a tônica do projeto de iluminação do LD Studio - que acaba de comemorar a marca de mil projetos desenvolvidos - para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
A prioridade da proposta foi a manutenção e o restauro das luminárias - pendentes, arandelas e abajures -, simultaneamente à melhora geral do desempenho luminotécnico.
Houve a substituição completa das lâmpadas, a criação de cenários de luz através da dimerização dos equipamentos, a individualização dos circuitos e, caso a caso, a inserção de pequenos refletores ocultos no corpo das antigas peças.
“O teatro estava apagado, triste. O estado de conservação das luminárias era ruim e faltava cuidado nas áreas com pinturas especiais, como o foyer do balcão nobre”, salienta Mônica Lobo, titular do LD.
Inserido no processo global de revitalização e modernização das instalações do Municipal, o projeto luminotécnico foi conceitualmente setorizado em três áreas de intervenção: a sala de espetáculos, os foyers e espaços de estar e circulação pública, e, por último, as laterais de apoio e serviços...

Continuação do Texto e das Imagens no link abaixo, no site da ArcoWeb:
http://www.arcoweb.com.br/lighting/ld-studio-teatro-municiapal-rio-janeiro-23-11-2011.html 





















Substituídas as lâmpadas e restauradas as luminárias da sala de espetáculos, criou-se iluminação homogênea e difusa, de grande eficiência





















No foyer do balcão nobre, refletores de fachos variados, ocultos nas cimalhas sobre os pilares, iluminam homogeneamente a abóbada e garantem translucidez ao vitral da fachada















A iluminação da fachada prioriza o efeito homogêneo

Nenhum comentário:

Postar um comentário