sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Finalizada a restauração dos azulejos da fachada do Museu Republicano “Convenção de Itu”

A restauração da azulejaria externa do Mudeu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP, iniciada em agosto de 2012, foi finalizada e está disponível para observação da população. A obra esteve a cargo do Estúdio Sarasá, altamente especializado em restauração de edifícios históricos, especialmente de azulejos. A maior parte dos azulejos foi restaurada. Uma pequena parte foi substituída por réplicas.
Como o Museu Republicano é um museu universitário, pertencente à Universidade de São Paulo, ocorreram algumas ações relacionadas:
  • A obra foi acompanhada pela Engenheira Fabiana Oliveira, professora da FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo).
  • Com a retirada parcial de azulejos, exemplares estão sendo analisados em laboratório do Instituto de Física da USP, pela Profa. Dra. Márcia Rizutto, com a finalidade de conhecermos mais precisamente a composição dos azulejos (argila, pigmentos, etc.).
  • Uma série de ações de curadoria museológica foi realizada, como a exposição de azulejos portugueses apresentada atualmente no Museu e um caderno sobre os azulejos do Museu.
Durante as obras, o Museu não fechou ao público. Foram colocados andaimes sobre a fachada, mas sobre ela foi instalada uma tela de proteção decorada com a fachada do próprio Museu. Isto se tornou um atrativo a mais.
A restauração da azulejaria interna foi feita em 2011. O serviço específico de recuperação dos azulejos internos e externos foi realizado ao longo de outras obras nos últimos anos e não há como recuperar o valor específico deste serviço.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário