quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cerimônia devolve à Belém do Pará Igreja de Santana totalmente restaurada

13/12/2012 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Arquidiocese de Belém e a Paróquia de Santana da Campina, realizarão a cerimônia de encerramento da obra de restauração da Igreja de Santana no próximo dia 19 de dezembro, a partir das 17h30, na Praça Maranhão, no bairro do Comércio, em Belém – PA. A obra foi realizada em cinco etapas, sendo a primeira iniciada em 2004. A superintendente do IPHAN-PA, Dorotéa Lima, explica que em todo o trabalho de restauração foram mantidas as linhas arquitetônicas cujas formas clássicas, elementos artísticos móveis e integrados e volumetria são valorizados pelo jogo de luz e sombra.
O processo de restauração do templo incluiu a recuperação do revestimento das fachadas, e da cobertura que foi integralmente estabilizada e recebeu proteção de forro. Também foram restaurados a capela-mor, a nave, ambientes laterais (capela do santíssimo, sacristia e consistório) e batistério, incluindo pisos, paredes e forros (abóbadas), os elementos artísticos integrados (retábulo-mor e retábulos dos transeptos); telas; paravento; vias sacras e imagens esculpidas em madeira e gesso. Das telas, duas integram os retábulos do transepto, datadas de 1778 são de autoria de Pedro Alexandrino. As fachadas posterior e lateral esquerda do templo foram reconstruídas, com recomposição de pilastras, cimalhas e vãos a partir dos vestígios encontrados nas alvenarias. A intervenção ainda contou com novas instalações hidráulicas, elétricas e de iluminação, com instalação de fiação para sistema de segurança e som e sistema de para raios.

A Igreja de Santana
Inserida no bairro da Campina, no perímetro delimitado e tombado como centro histórico de Belém, a Igreja de Santana, projetada pelo arquiteto italiano Antônio José Landi, devoto da mãe de Maria, teve sua construção iniciada em 1762, com o objetivo de sediar a paróquia do bairro. Contudo, por conta da complexidade da obra e da dificuldade de obtenção dos recursos o templo só foi inaugurado 20 anos mais tarde, em 1782.

De estilo barroco italiano tardio, com o passar dos anos a edificação religiosa passou por processo de descaracterização e deterioração. Suas linhas arquitetônicas e decoração interior foram alteradas, incorporando torres laterais e anexos diversos, bem como novos altares que se sobrepuseram aos antigos retábulos e pintura marmorizada. Em 2002 o estado de conservação do templo já exigia maior atenção, requerendo uma grande intervenção com possibilidade de reversão dos danos e com a recuperação da potencialidade do edifício como obra de arte.

Mais informações:
IPHAN-PA
Telefones: (91) 3224-1825 | 3224-0699
Jorge Sauma - sauma@gabycomunicacao.com.br
Telefones: (91) 3086-3117 | 3081-5778 | 8059 0000 | 9166 1068
Fonte: Ascom - IPHAN/PA 

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=65E2274844586ACE5D350F2FD7447A3E?id=17090&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário