sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rio Grande/RS – Restauração do Mercado Público deve ser concluída em oito meses

Uma obra, que teve início no dia 5 deste mês, recuperará um dos principais cartões-postais de Rio Grande: o Mercado Público. O reparo na fachada está orçado em R$ 1,265 milhão através de recursos municipais. O prazo para conclusão das melhorias é de oito meses.
O projeto foi feito pela Secretaria de Planejamento e os fundos são provenientes do orçamento da Secretaria de Agricultura, responsável pela administração do prédio. “Há muitos anos tentávamos essa reforma”, afirma o secretário da pasta, José Leomar Soares. A ideia é que o prédio fique o mais próximo do original. “A mudança será apenas estética”, explica o secretário de agricultura.
Mesmo com as obras do local, as atividades dos comerciantes que atuam no espaço devem continuar normalmente. Atualmente são em torno de 40 lojas funcionando, metade delas na parte externa do imóvel.

Projeto
A arquiteta da prefeitura, Emanuelle Freitas, explica que o projeto de restauração da parte de fora do espaço público é de 2006. A ideia é reconstruir a edificação, descaracterizada ao longo dos anos. Para isso, entre outras coisas, serão reintegrados elementos como os frontões, retirados em uma intervenção concluída em 1959. “O prédio foi construído num estilo neoclássico, mas na última reforma realizada assumiu um formato modernista”, explica.  A mudança prevê ainda outras melhorias. O reboco deve ser todo refeito, bem como as falsas pilastras das modulações dos quartos. O piso de ladrilhos hidráulicos e as aberturas danificadas serão trocados. O mercado receberá ainda iluminação que será colocada na calçada.
A proposta é que a restauração seja feita por quadrantes já que a maioria das lojas tem mais de um acesso. Assim, os profissionais podem trabalhar na fachada obstruindo apenas uma das portas do comércio enquanto os clientes entram por outra. O secretário de Coordenação e Planejamento, Paulo Cuchiara explica que o projeto desenvolvido no momento faz parte de uma concepção maior. Esta é a segunda vez que o imóvel passa por melhorias. A primeira etapa da obra foi feita há dois anos, quando o telhado e os quadrantes internos foram restaurados. Na opinião do responsável pela pasta, a obra é fundamental para movimentar a região, devido à melhoria da paisagem urbana. Por Fernanda Franco

Fonte:  http://www.defender.org.br/rio-granders-restauracao-do-mercado-publico-deve-ser-concluida-em-oito-meses/


Nenhum comentário:

Postar um comentário