sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Projeto de Preservação de Acervo tem início no Arquivo Histórico de São João del-Rey

Á pedido do Sr. Glayson Nunes, Chefe de Gabinete/Assessor de Comunicação da Superintendência do Iphan em Minas Gerais, Divulgo abaixo informações sobre o fechamento do Arquivo Histórico de SJDR por 180 dias.

Dando sequência a valorização dos acervos documentais a Superintendência do Iphan em Minas Gerais, após inauguração das novas instalações do prédio do Arquivo Histórico de São João del-Rei, em 13 de fevereiro de 2012, dará mais um passo para a preservação desse rico legado cultural.

Após a finalização do processo licitatório, terá inicio o “Projeto Preservação do Acervo Documental de São João del-Rey – Iphan/Minas Gerais”, no dia 19 do mês de novembro deste exercício, compreendendo as atividades de desinfestação, higienização, acondicionamento e restauração de todo o acervo documental, com prazo previsto para execução de 180 (cento e oitenta) dias. O valor global deste projeto é de R$ 402.000,00 (quatrocentos e dois mil reais).

Esta ação faz parte de uma política que vem sendo desenvolvida pelo Iphan-MG, cujo objetivo é não só a valorização desse vasto acervo documental, como também sua acessibilidade e apropriação por parte não só do pesquisador especializado, mas do cidadão comum, que procura nos arquivos e nos espaços da memória, o espaço para a prática de cidadania.

Portanto, trata-se de uma ação de fundamental importância para que o arquivo como já vem sendo feito, seja uma das principais referências no campo da pesquisa genealógica, histórica, geográfica, antropológica, econômica, religiosa e cultural, não só para a região da antiga comarca do Rio das Mortes, como também de todas as Minas Gerais. Vários trabalhos já foram realizados a partir das fontes documentais do referido arquivo.

Nosso objetivo maior é a manutenção da integridade física da documentação para posteriormente a realização do processamento técnico do acervo que permitirá maior agilidade do atendimento. Temos certeza de que com isso, estaremos mais uma vez reafirmando nosso papel, não só institucional, como constitucional, onde o objetivo maior é o atendimento do cidadão com respeito e qualidade.

Contaremos mais uma vez com a compreensão e colaboração dos nossos consulentes, pesquisadores e público, uma vez que teremos que manter nosso Arquivo fechado para tal procedimento.

Histórico

O Arquivo Histórico de São João del-Rey do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional foi formado em 1956, quando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais passou à responsabilidade ao antigo DPHAN a guarda da documentação cartorária que teve trânsito na antiga comarca do Rio das Mortes.
A história de Minas Gerais passa pela documentação cartorária, eleitoral, coletoria estadual e uma coleção de jornais e revistas datadas do final do século e princípio do século XX.
São mais de 115 títulos de séries documentais cujas datas limites são: 1709-1986. São processos de inventários, testamentos, processos crimes, sesmarias livros de notas, jornais entre muitos outros.
Uma leitura detalhada dessa documentação, não só nos permite recompor e conhecer as lideranças sociais da antiga capitania mineira, como também um resgate do processo de escravidão nas Minas Gerais. Fontes diversificadas com gamas de informações variadas com capacidade de contextualização de conjuntura econômica, social, política e religiosa.
  
  






Arquivo Histórico de São João del-Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário