quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PR – Biblioteca Pública apresenta projeto para reforma do prédio histórico

O arquiteto Manoel Coelho apresentou à imprensa, nesta segunda-feira, 19 de novembro, o projeto de revitalização da Biblioteca Pública do Paraná. O encontro também contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, e do diretor da BPP, Rogério Pereira.
Responsável por projetos de outras importantes bibliotecas de Curitiba, Coelho falou sobre a reformulação do prédio da BPP, que inclui — entre outras mudanças — o fechamento das laterias do prédio e a troca de todo o mobiliário das salas. Com o novo projeto, outra importante mudança se dará no Hall Térreo da Biblioteca, que abrigará um café e um espaço maior para exposições e lançamento de livros. Além disso, o mobiliário das salas será trocado por peças modernas, com poltronas e pufes à disposição em todos os ambientes do prédio — o que vai proporcionar mais conforto ao público. A seção infantil, que já passou por uma reformulação, também terá novos equipamentos.
“Não haverá interferência na estrutura do prédio, feito pelo engenheiro Romeu Paulo da Costa, e que é exemplo maravilhoso do modernismo. No entanto, alguns espaços bastante amplos estão subvalorizados. O projeto visa também fazer um rearranjo das salas, e viabilizar acessibilidade”, diz Coelho.
O secretário de Estado da Cultura do Paraná (Seec), Paulino Viapiana, comentou que a Biblioteca Pública vem cumprindo a missão de difusão do conhecimento, por meio de diversas ações e projetos. “No entanto, chegou o momento de modernizar e atualizar tecnologicamente o prédio, o que ajudará ainda mais na promoção do conhecimento”, disse Viapiana.
Rogério Pereira, diretor da BPP, lembrou que o projeto é mais um passo para que a Biblioteca Pública do Paraná entre em sintonia com o seu tempo. “Neste ano de 2012, já fizemos a reforma das redes lógica e elétrica do prédio, que possibilitou a implementação da rede wireless. O projeto apresentado pelo arquiteto Manoel Coelho vai possibilitar que a Biblioteca seja um espaço de convivência, que dará mais conforto a todos os nossos usuários, sejam os que buscam o nosso grande acervo ou aqueles que participam de nossas atividades culturais”, afirmou Pereira.
Inaugurado em 19 de dezembro de 1954, o atual prédio da rua Cândido Lopes foi a primeira obra a ficar pronta a tempo das comemorações do Centenário da Emancipação Política do Paraná. Em 18 de dezembro de 2003, o prédio foi tombado como patrimônio cultural. “Para mim, foi muito gratificante realizar este projeto porque fui um frequentador assíduo da Biblioteca Pública do Paraná. Cheguei em Curitiba em 1960. Entrei na primeira turma de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1962. Estou muito orgulhoso de participar dessa revitalização”, disse o arquiteto Manoel Coelho.

Fonte:  http://www.defender.org.br/pr-biblioteca-publica-apresenta-projeto-para-reforma-do-predio-historico/































Imagens: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário