sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Itália – Coliseu ganhará cerca de proteção por ‘não ser eterno’

Um dos monumentos mais famosos e visitados do mundo, o Coliseu de Roma, será cercado por grades sob pequenas colunas de ferro para manter o público longe do anfiteatro e evitar acidentes com pedestres. A justificativa dada pelas autoridades italianas é a de que o Coliseu ’não é eterno’ e partes de sua construção de vez em quando se desprendem e caem.
“O Coliseu é uma construção feita pelo homem, não nasceu para durar eternamente. Nós somos responsáveis pelo cuidado e devemos nos preocupar e conservá-lo o melhor possível’, disse em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal Corriere della Sera a superintendente italiana especial de Bens Arqueológicos, Mariarosaria Barbera.
Mariarosaria explicou que a cerca de proteção consistirá em pequenas colunas ligadas por correntes a distâncias diferentes, na parte mais alta a 15 metros, enquanto nas partes mais baixas, a 6 e 8 metros. Trata-se de uma medida contra o risco de destroços caírem e atingirem visitantes, mas também com o objetivo de proteger o monumento.
A superintendente lembrou que o Coliseu foi pichado várias vezes por visitantes que escrevem seus nomes nas pedras milenares. Além disso, uma lei recentemente aprovada pelo prefeito de Roma, Gianni Alemanno, baixará de 16 para 8 os postos ambulantes de venda de comida e bebida que habitualmente cercam o monumento.
Restauração – Em julho, foi anunciado que os trabalhos de restauração do Coliseu, que reforçarão sua estrutura e mostrarão aos turistas 25% a mais de sua superfície, começariam no início de dezembro, o que ainda não foi confirmado. O Ministério da Cultura italiano havia previsto para a primavera passada o começo da restauração, mas uma série de controvérsias foram adiando o início das obras, que serão financiadas pela companhia italiana Tod’s por cerca de 25 milhões de euros (67 milhões de reais).
A restauração do anfiteatro, que não impedirá que o monumento fique aberto ao público, prevê que se levantem andaimes sobre as primeiras quatro arcadas do monumento durante 915 dias, diferentemente dos 1.095 calculados em um primeiro momento. A mudança obrigará a prolongação dos trabalhos de restauração por cerca de dois anos e meio.
Coliseu - O Anfiteatro Flávio ou Coliseu foi erguido entre os anos 72 e 80 d.C. e podia abrigar até 50.000 espectadores durante os jogos de gladiadores e de ferozes que se levavam a cabo em seu interior. Seu sobrenome provém da monumental estátua do Colosso de Nerón (depois dedicada ao Deus Sol), que ficava nas imediações do anfiteatro.
A inauguração foi realizada com 100 dias e 100 noites de jogos em que se mataram mais de 5.000 animais. Mas o festival mais sangrento que o anfiteatro viu foi o que Trajano ofereceu ao povo após sua conquista da Dácia, 117 dias nos quais, segundo a tradição, participaram 9.000 gladiadores e 10.000 animais. (Com agência EFE)

Fonte:  http://www.defender.org.br/italia-coliseu-ganhara-cerca-de-protecao-por-nao-ser-eterno/













O Coliseu de Roma é dos monumentos mais famosos e visitados do mundo (Franco Origlia/Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário