sábado, 24 de novembro de 2012

Encontro debate criação do Observatório de Políticas Culturais e Planos de Salvaguarda

A 3ª Reunião Técnica sobre Políticas e Planos de Salvaguarda para o Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina será realizada no Rio de janeiro, entre os dias 26 e 28 deste mês, no Centro Lúcio Costa, no Edifício Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. O Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (Crespial) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) promovem o evento, durante o qual será apresentada a proposta de criação do Observatório de Políticas Culturais e Planos de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.
A programação inclui debates sobre memória e identidade, sistemas de monitoramento, cartografia social, terras indígenas e patrimônio cultural em risco. O objetivo do observatório é a divulgação de informações sobre a salvaguarda de bens culturais imateriais, nos países integrantes do Crespial (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Nestes países, o processo de elaboração de políticas culturais e salvaguarda das expressões culturais é desenvolvido de acordo com a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Unesco, promulgada em ano 2003.
Com a criação do observatório, os países membros do Crespial poderão analisar com mais agilidade e eficiência, os problemas e dificuldades comuns que surgem durante as ações de salvaguarda, de acordo com determinados indicadores de políticas culturais.  Também será intensificada a troca de experiências entre técnicos, pesquisadores, comunidades e detentores dos bens culturais imateriais.
 
Serviço:
3ª Reunião Técnica sobre Políticas e Planos de Salvaguarda para o Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina
Data: 26 a 28 de novembro de 2012
Local: Edifício Palácio Gustavo Capanema
 Rua da Imprensa, 16 - Centro
 Rio de Janeiro - RJ

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação IPHAN
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5476 / 2024-5477
Chico Cereto – chicocereto@gmail.com
(21) 2233-6334 / 9127-7387
www.iphan.gov.br www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr


Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=5A3C15495AA16B92FC8A43A9BBD216FB?id=16979&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário