sábado, 20 de outubro de 2012

Rio Grande/RS – Obras de restauro aproximam-se do fim

As obras de recuperação do prédio histórico da Prefeitura do Rio Grande, iniciadas em janeiro de 2009, estão chegando ao fim. Conforme o arquiteto Willian Pavão Xavier, responsável pelo projeto de restauro do imóvel construído em 1824, estão em fase final a aplicação de resina acrílica no assoalho, os acabamentos do reboco e a pintura da fachada voltada para a rua General Neto, incluindo a realização do mesmo serviço no parlatório nela existente. Também falta pintar uma parte da fachada voltada para o pátio. As calçadas estão praticamente prontas.
Concluídos estes serviços, será feita demolição das garagens existentes no pátio, a reposição dos paralelepípedos nesta área e recuperação do portão de entrada, segundo o mestre da obra, Ilton Teixeira Almeida. A previsão é de que as obras sejam concluídas no final deste mês ou no início de novembro. Pavão Xavier disse que o restauro do imóvel, que foi parcialmente destruído por um incêndio ocorrido em abril de 2006, já poderia ter sido terminado, mas as chuvas atrapalharam a realização do serviço na parte externa. O trabalho na parte interna foi possível prosseguir.
Apesar de ainda faltarem alguns serviços, o prédio já está com novo visual e até recebendo a mobília nova. O mobiliário adquirido pela Prefeitura de uma empresa paranaense já está sendo montado e colocado nas salas a que se destinam, trabalho que deve ser terminado nesta sexta-feira. O projeto do restauro do Paço Municipal foi orçado em R$ 3,7 milhões e dividido em quatro etapas.
A primeira e a segunda etapas foram realizadas com verba repassada por várias empresas do Rio Grande. A partir do final de junho de 2010, a restauração do prédio histórico passou a ser feita com recursos provenientes de apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que, no total, é de R$ 2,2 milhões. As obras de recuperação do prédio histórico são realizadas com recursos captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Escada de mármore
Depois que os serviços restantes foram concluídos, o prédio estará pronto para voltar a ser ocupado. No entanto, ainda faltarão dois trabalhos a serem feitos para que se possa dizer que foi totalmente recuperado: o restauro da escada de mármore e das escariolas da janela grande do fundo da escada e de suas paredes laterais.
Pavão Xavier relatou que foi discutida com o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), arquiteto Eduardo Hahn, a medida a ser adotada em relação à escada. Isso porque como o mármore foi destruído no incêndio, havia duas alternativas: tentar reconstituí-la com suas características originais ou não, já que há posicionamento de que depois de ocorrida a perda não há motivo para ser feito um cenário novo. O diretor do Iphae entendeu que ela deveria ser restaurada.
Como essa decisão invoca pesquisa de mármores na Itália, para encontrar um veio mais próximo do usado originalmente na escada, não há recursos no projeto atual. Portanto, o Iphae pediu novo projeto, específico para a recuperação da escada e das escariolas, a ser encaminhado à Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Estado, para busca de recursos à sua execução. E enquanto isso, uma escada funcional a substitui para dar possibilidade de uso do prédio. Por Carmem Ziebell

Fonte: http://www.defender.org.br/rio-granders-obras-de-restauro-aproximam-se-do-fim/

















Últimos serviços incluem acabamentos do reboco e a pintura da fachada voltada para Neto. Fotos: Leandro Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário