terça-feira, 30 de outubro de 2012

BELÉM: GT propõe retirada e novos estudos dos projetos de lei que alteram modelo do Centro Histórico

A promotoria de justiça de defesa do meio ambiente, patrimônio cultural, habitação e urbanismo de Belém do Ministério Público estadual defende junto com o Grupo Técnico da retirada de pauta e revisão com novos dos projetos de lei que dispõe sobre preservação histórica, artística, ambiental e cultural do município de autoria do vereador Raimundo Castro (PTB) em tramitação desde fevereiro de 2012 na Câmara municipal de Belém.

A proposição do legislativo municipal “Altera a Lei nº 7.709, de 18 de maio de 1994, que Dispõe sobre a Preservação Histórica, Artística, Ambiental e Cultural do Município de Belém, e dá outras providências. E, em seu Art. 1º explicita de que “Fica alterado o anexo IV – B – Modelo Urbanístico do Centro Histórico de Belém e da sua Área de Entorno, da Lei nº 7.709, de 18 de maio de 1994, que dispõe sobre a Preservação Histórica, Artística, Ambiental e Cultural do Município de Belém, nos itens que se destacam e passam a fazer parte integrante desta Lei”.
O promotor de justiça Raimundo de Jesus Coelho Moraes assegura que este projeto da forma em que está proposto não beneficia em nada o município em termos de preservação histórica, artística, ambiental e cultural. Parecer do Grupo Técnico ressalta em sua conclusão de que “desta forma, o grupo técnico solicita que os Projetos de Lei em questão sejam retirados de pauta e reapresentados, acompanhados de estudos que possam dar maior respaldo à implementação do mesmo, para que a cidade ganhe instrumentos que efetivamente requalifiquem o Centro Histórico de Belém  e as demais áreas protegidas por Lei, sem colocar em risco o patrimônio histórico e cultural do Município”.

O parecer considera o efeito integrado dos Projetos de Lei 18 e 19 que alteram os modelos do CHB.

Leia aqui na íntegra o parecer do Grupo Técnico

Texto: Edson Gillet (Assessoria de Imprensa)
 
Foto: Site G1
 
 
 














Nenhum comentário:

Postar um comentário