sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Temporada cultural - Primavera dos Museus

“A Função Social dos Museus” foi o tema escolhido para a 6ª Primavera dos Museus, que este ano acontece de 24 a 30 de setembro, na comemoração dos 40 anos da Declaração da Mesa-Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. Foi a partir da assinatura da declaração que os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade, agindo na formação da conscientização das comunidades. A nova edição da Primavera contará com a participação de cerca de 800 instituições filiadas ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), realizando ações educativas, oficinas, exposições e visitas guiadas por todo o país.
 
Destaques
 
A Pinacoteca do Estado de São Paulo montou uma programação especial para a Primavera dos Museus. No dia 27/09, por exemplo, promove palestra sobre “A Representação da Mulher no Acervo da Pinacoteca”, que conta com a presença do antropólogo Roberto da Mata, das 19h às 21h. Além do debate, inaugura no dia 21/09 a exposição “Willys de Castro”, onde apresenta relações entre forma, cor, espaço e tempo, a diversidade presente na obra do artista e os desafios que ela representa para as categorias que organizam sua produção artística. Confira a programação completa no site da instituição.
 
Niterói (RJ) não ficou de fora da programação. Seu Museu de Arte Contemporânea abraçou o tema “Função Social dos Museus” com palestra que discutirá a própria Mesa Redonda de Santiago do Chile e pretende mostrar que os museus não podem ser concebidos como instituições deslocadas da sociedade. O evento acontece no dia 26/09, das 15h às 17h, no auditório do MAC, com vagas limitadas. O público pode aproveitar para visitar a mostra “Arte Contemporânea Brasileira”, que conta com a Coleção João Sattamini e o acervo do próprio museu expostos até 24 de fevereiro de 2013.
 
Em Brasília, acontece a “2ª Semana de Responsabilidade Social do Instituto Bancorbrás” em parceria com o Museu Nacional dos Correios, de 24 a 28 deste mês. Durante o seminário serão apresentados simultaneamente palestras e exposição de produtos socioambientais. O Museu dos Correios também organizou o seminário “Museu e Responsabilidade Social”, que será aberto ao público interessado em museologia, história, e gestão cultural. Leia mais sobre a programação especial do museu no site.
 
Uma visita guiada por três exposições do Museu de Arte Contemporânea de Goiás vai fazer parte de sua programação especial. O Centro Cultural conduzirá o público escolar por três mostras, de 25 a 27 de setembro: “A arte e os ofícios de D.J. Oliveira”, “Cleber Gouvêa: Olhar orgânico” e “A cidade é o lugar”. Soldados dos Bombeiros também podem participar do tour.
 
A região nordeste não ficou de fora desta primavera. Em Alagoas, o Memorial Teotônio Vilela promove a oficina “Histórias em Fios”, com dinâmicas, jogos de palavras e rodas de conversas, no dia 26/09, das 14h às 17h. Já em Recife terá cinema e música no Santander Cultural. O “Curta às Seis" acontecerá de 24 a 28 de setembro, com exibição gratuita de curtas-metragens ibero-americanos, das 18h às 20h, na segunda, quarta e sexta. E no dia 29/09 acontece o “Santander Cultural Instrumental”, programação musical com shows, oficinas e seminários, que pretende trazer ao público diversidade de gêneros e estilos, nacionais e internacionais.
 
Mais de 2.400 eventos estão programados em centros culturais em todo o Brasil. A programação completa da 6ª Primavera dos Museus está disponível no site do Ibram, confira!

Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/agenda/temporada-cultural 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário