domingo, 9 de setembro de 2012

Piratini cria roteiro histórico da Revolução Farroupilha no RS

Visitantes da cidade de Piratini, na Região Sul do Rio Grande do Sul, podem visitar uma rota turística histórica. A Linha Farroupilha foi inaugurada neste mês na localidade.
O passeio se estende por quase 900 metros e faz uma volta ao passado. Piratini foi a primeira capital Farroupilha na época da Revolução que durou entre 1835 e 1845. Piratini também é a cidade com maior número de prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).
Na trilha são mostradas a localização de prédios, ruas e monumentos históricos. O trajeto é guiado por sinalizadores feitos em bronze, indicando os pontos estratégicos. São 26 pontos do período farroupilha. Um deles aponta para o Palácio do Governo Farroupilha, no centro histórico da cidade. Muitos sinalizadores apontam também para casas antigas de importantes personagens da história.
"Algumas (personalidades) não são da época, mas viveram (aqui). Ou historiadores, ou pessoas importantes, por exemplo Barbosa Lessa, uma pessoa que trabalhou com história, com música, abordando esse tema", disse a arquiteta Ceres Storchi, uma das criadoras do projeto.
Moradores também participarão da nova atração turística da cidade. Eles vão receber 2 mil livros para contar a história de Piratini e da Revolução aos futuros visitantes.
"Se a comunidade reconhece a importância, a relevância dessa ação, ela preserva. Então, a ideia é fazer com que a comunidade se aproprie desse bem maior que Piratini possui, que é o seu patrimônio", contou a produtora cultural Beatriz Araújo, outra idealizadora do projeto.

Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/semana-farroupilha/2012/noticia/2012/09/piratini-cria-roteiro-historico-da-revolucao-farroupilha-no-rs.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário