quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sobrado Simplício Dias será inaugurado na próxima semana, em Parnaíba - PI

A restauração do Sobrado Simplício Dias, em Parnaíba, no Piauí, está pronta. A cerimônia de inauguração está marcada para as 9h da próxima terça-feira, 14 de agosto. A casa será reaberta com exposições fotográficas, de artefatos arqueológicos, de artistas plásticos e de documentos, todos relacionados com o sobrado, que tem grande importância para a história da cidade.
Com recursos do PAC Cidades Históricas, a obra realizada em 20 meses de trabalho, marca a revitalização de um monumento de importância histórica e simbólica. A revitalização do imóvel do século XVIII se insere na meta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em promover ações de conservação e restauração em bens de grande relevância para o conjunto protegido.
Com a instalação do museu Simplício Dias, do Arquivo Público Municipal e do escritório técnico do IPHAN-PI o sobrado passará a desempenhar também a sua função social. Além de prolongar a vida do monumento, a obra se caracteriza como um importante instrumento de consolidação da política de preservação do patrimônio cultural desenvolvido pelo governo federal.
O Sobrado Simplício Dias é consagrado pela população como um dos símbolos do poder econômico e do comércio de charque no século XVIII e é um dos ícones do patrimônio edificado da cidade.

Fonte da notícia e programação do evento, no link:  http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=16784&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia











Nenhum comentário:

Postar um comentário