sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Restauração da Cúria Metropolitana marca Dia do Patrimônio Cultural em Porto Alegre

A comemoração do Dia do Patrimônio Cultural, nesta sexta-feira, 17, inicia-se com a apresentação da primeira etapa da restauração das instalações da Cúria Metropolitana, obra que teve aporte financeiro do município por meio de transferência de índices construtivos em função de incentivos ao tombamento. Nessa obra, estão sendo executadas escavações arqueológicas que descobriram inúmeras ossadas do segundo cemitério da Capital. No Centro Histórico, pelo Projeto Monumenta, a Praça da Alfândega está em fase de acabamento com a recuperação dos monumentos e da fonte junto à estátua equestre do General Osório.

Completando as ações organizadas pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, o Paço dos Açorianos está em obras de recuperação interna, incluindo o Salão Nobre, com a recuperação de antigas pinturas murais. Na Praça Montevidéu, a Fonte de Talavera foi restaurada, e o Largo Glênio Peres passa por obras de redesenho do pavimento e de instalação das fontes. Também no Centro está em implantação o sistema de sinalização turística da rota de pedestres, com placas interpretativas trilíngues, ilustradas por desenhos de Joaquim da Fonseca. No Parque Farroupilha está em conclusão a obra de revitalização do Auditório Araújo Vianna, com a recuperação, inclusive, do renque de palmeiras imperiais em seu acesso, e a restauração da fonte do Tritão no roseiral. Uma obra que se inicia é a recuperação geral do prédio do Arquivo Histórico Moysés Vellinho, na avenida Bento Gonçalves.
   
Na proteção legal, foram concluídos o inventário da Cidade Baixa e a revisão técnica da Lei do Inventário. Também foi inventariado o Bar Ocidente. Foram tombadas três pontes da avenida Ipiranga, duas em estilo art-déco (João Pessoa e Getúlio Vargas) e uma em eclético (Azenha), e a Casa Lutzenberger. Foi concluída a regulamentação de proteção do bairro IAPI. Na educação patrimonial, foi publicado o Jogo da Memória, com paisagens de Porto Alegre obtidas a partir de obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca Municipal Aldo Locatelli. Material didático produzido para a rede escolar apresentou o patrimônio cultural do circuito da Linha Turismo e temas como açorianos, índios, e patrimônio material e imaterial da cidade.
 
O Brasil comemora, em 17 de agosto, o Dia do Patrimônio Cultural, uma homenagem ao aniversário de Rodrigo Melo Franco de Andrade, criador do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1937, durante o governo de Getúlio Vargas. 
















Foto: Ivo Gonçalves - PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário