segunda-feira, 20 de agosto de 2012

IPHAN inaugura restauro de estação ferroviária na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

Foi realizado na última quinta-feira, dia 16 de agosto, às 19h, a solenidade de entrega da primeira fase do restauro do Complexo Ferroviário de Conde de Araruama, em Quissamã, no estado do Rio de Janeiro, uma ação do PAC Cidades Históricas. A obra foi realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), em parceria com a Prefeitura de Quissamã e integra o Complexo Cultural de Conde de Araruama. O projeto contempla remodelamento do espaço urbano e do pátio ferroviário, além da restauração do conjunto composto pela antiga Estação de Conde de Araruama, Armazém Ribeiro & Filhos, galpão e mais cinco casas.
Durante a cerimônia será lançado o livro A Ferrovia Agrícola de Quissamã e suas Conexões Regionais, que aborda o tema do transporte ferroviário na cidade. O IPHAN, por meio de seu Escritório Técnico da Região dos Lagos, e a Prefeitura de Quissamã  também vão assinar um Termo de Cooperação Técnica para implantação da Casa do Patrimônio de Quissamã, a primeira unidade deste tipo externa ao IPHAN no Rio de Janeiro, que vai consolidar A parceria que se estabeleceu nestes últimos anos, especialmente no campo da Educação Patrimonial. O evento faz parte da II Semana Fluminense do Patrimônio, que será aberta oficialmente amanhã, dia 17 de agosto, em Cabo Frio.
A parceria teve início em 2007, quando a Prefeitura de Quissamã solicitou a cessão provisória da Estação Ferroviária. O objetivo era integrar a edificação ao Complexo Cultural Sobradinho, já em atividade. As obras tiveram investimentos de R$ 770 mil. Além da recuperação do conjunto foi feita também a pesquisa arqueológica da área. Ainda durante as obras, IPHAN e prefeitura conseguiram junto ao governo do Estado a transposição da pista da Rodovia RJ-196 (que estava sendo duplicada) e dividia o conjunto ferroviário.
A segunda fase dos trabalhos prevê o restauro das casas de colono, integrantes do conjunto, que serão destinadas a atividades culturais. Para 2013 está prevista a urbanização e paisagismo, concluindo a implantação do Complexo Cultural de Conde de Araruama.

Fonte:  http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=16797&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia












Nenhum comentário:

Postar um comentário