sexta-feira, 27 de julho de 2012

IPHAN lança novos livros sobre o patrimônio cultural brasileiro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) está com 12 novas publicações disponíveis à população. O lançamento dos livros ocorreu na noite da última terça-feira, 24 de julho, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida. O evento foi na sede do Instituo, em Brasília, quando os autores autografaram seus livros, que retratam o patrimônio cultural brasileiro.
As publicações integram o Projeto Editorial do Programa Monumenta/IPHAN, que desde 2006 já editou 66 títulos. São 11 linhas editoriais relacionadas às atividades de registro e valorização do patrimônio material e imaterial, bem como a projetos de restauração e recuperação de centros históricos e de geração de emprego e renda, principais objetivos do Programa Monumenta. Pelo e-mail publicacoes@iphan.gov.br é possível receber informações sobre as formas de aquisição dos livros.

As novas publicações
Passando a integrar a Coleção Grandes Obras e Intervenções, será lançado o livro A Matriz de Santo Antônio em Tiradentes, de Olinto Rodrigues dos Santos Filho. São 332 páginas que retratam a beleza arquitetônica e a excelência da talha no estilo barroco D. João V da Matriz de Santo Antônio, na cidade de Tiradentes em Minas Gerais. A publicação contém o resultado de pesquisa histórica realizada ao longo de vinte anos para desvendar aspectos históricos e artísticos da construção e as principais intervenções promovidas desde o século XIX.
Na mesma coleção, o IPHAN lança Os Passos de Congonhas e suas Restaurações, de Myriam Ribeiro de Oliveira. Em 268 páginas, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, de Congonhas, em Minas Gerais, volta a exibir-se na plenitude de suas cores e formas. O Programa Monumenta contribuiu promovendo a completa restauração das seis capelas da rampa de acesso ao Santuário, das 74 esculturas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e da pintura das paredes internas que compõem os cenários de autoria do Mestre Athayde.
Na Coleção Roteiros do Patrimônio, a noite de autógrafos conta com quatro novas publicações. Varandas de São Luís – gradis e azulejos, o autor Olavo Pereira da Silva f., em 204 páginas, mais do que indicar roteiros de visita ao leitor, faz o registro das peculiaridades da arquitetura colonial que caracteriza a capital maranhense. Já em Igrejas e Conventos da Bahia, Maria Helena Flexor apresenta, em três volumes, os mais importantes conjuntos de igrejas e conventos baianos, evidenciando o histórico do estabelecimento das ordens religiosas, a religiosidade na Bahia e suas tradições e propondo roteiros de visitação aos mais significativos.
A publicação Barroco e Rococó nas Igrejas de São João del-Rei e Tiradentes, de Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira e Olinto Rodrigues dos Santos Filho, traz em dois volumes o importante acervo do barroco e do rococó das igrejas de São João del-Rei e de Tiradentes, em Minas Gerais, bem como informações acerca da cultura e tradições religiosas do lugar. Em Barroco e Rococó nas Igrejas de Ouro Preto e Mariana, Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira e Adalgisa Arantes Campos propõem aos visitantes de Ouro Preto e Mariana, também em Minas Gerais, um rico painel de seu acervo cultural. São dois volumes detalhando os aspectos mais importantes de seus monumentos religiosos, as características das obras dos grandes artistas do barroco e rococó e as celebrações ainda realizadas segundo práticas católicas tradicionais.
Integrando a Coleção Registro, o IPHAN apresenta a obra Arqueologia no Pelourinho, organizada por Rosana Najjar, para relatar o trabalho de pesquisa arqueológica na área da sétima etapa do Projeto de Recuperação do Centro Histórico de Salvador. Enquanto o Monumenta restaurava 76 imóveis, o IPHAN realizava a pesquisa arqueológica em 11 quarteirões daquele bairro do centro histórico

Intervenções Urbanas na Recuperação de Centros Históricos
de Nabil Bonduki, faz parte da Coleção Arquitetura. As suas 376 páginas retratam as questões, os desafios, os limites, as possíveis soluções para a gestão do território das cidades brasileiras e têm por objetivo oferecer um balanço das ações do Programa Monumenta.
Política de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil, de Paula Porta, com 344 páginas, busca avaliar em detalhe todas as ações desenvolvidas no campo da preservação do patrimônio cultural brasileiro na primeira década do século XXI. Também, oferecer uma base de dados consistente para o estabelecimento de novas políticas públicas nesse setor. 
Na série Cadernos de Memórias, serão lançados três volumes referentes ao projeto Mestres Artífices  em Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina. A série busca o resgate, o inventário e a permanência de saberes, práticas e técnicas construtivas tradicionais. Os volumes dedicados aos mestres artífices identificam esses profissionais em diversas regiões do país e registram os conhecimentos que utilizam no desempenho de seu ofício.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação IPHAN
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
 (61) 2024-5476 / 2024-5477
www.iphan.gov.br | www.twitter.com/IphanGovBr
 
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=59E50311732E79EA5DA811B82918330E?id=16761&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário