quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cachoeira do Sul/RS – Fazenda da Tafona será tombada pelo Compahc

Proprietários e Compahc já estão providenciando a documentação. GG disse que assina.
A Fazenda da Tafona, antiga Fazenda São José, na localidade de Porteira Sete, a 17 quilômetros do centro de Cachoeira do Sul, será tombada como patrimônio histórico do município.
O pedido foi feito ao presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Cachoeira do Sul (Compahc), Danilo Cunha, pelos irmãos Arnaldo e Marô Vieira da Cunha, filhos de Gemina, proprietária da fazenda.
O prefeito Sergio Ghignatti já deu seu aval e disse que assim que a documentação estiver completa e aprovada pela Procuradoria Jurídica, assina o tombamento.
Segundo Cunha, o tombamento da Fazenda da Tafona tem tudo para ser breve. Ele ressalta que o pedido oficial dos irmãos foi feito na última quinta-feira e no mesmo dia eles já se comprometeram e ir em busca da documentação necessária.
O Compahc fará a parte histórica e fotográfica do projeto. Como a Fazenda da Tafona tem um museu próprio e que está inserido no Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul, terá ainda mais facilidade de ter o seu tombamento aprovado.
BENEFÍCIOS
Cunha explica que o tombamento da Fazenda da Tafona vai possibilitar que Cachoeira tenha preservada uma área ainda do período colonial, inclusive com o seu moinho de mandioca e polvilho.
Além disso, a família proprietária do imóvel vai poder buscar recursos para melhorar a estrutura da casa, que apesar de conservada precisa ter reformas no telhado, portas e janelas.
Importante
A Fazenda da Tafona foi construída antes da abolição da escravatura em meados do século 19 e tem estilo colonial. Foi erguida com tijolos maciços de argila, tem um total de 19 peças.
Por Patricia Miranda

Fonte: http://www.defender.org.br/cachoeira-do-sulrs-fazenda-da-tafona-sera-tombada-pelo-compahc/ 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário