terça-feira, 5 de junho de 2012

Concluída primeira etapa das obras da Igreja de Sant’Ana, em Salvador - BA

Está pronta a primeira etapa das obras de restauração da Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana de Salvador, uma das riquezas arquitetônicas e históricas do Estado da Bahia. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (IPHAN-BA) aprovou o projeto e supervisionou as obras, realizadas em 31 ambientes do templo, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos da ordem de R$ 3,2 milhões foram captados pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). A previsão é de que o restauro de todo o templo seja concluído em 2014.
A primeira etapa representou um grande passo na recuperação do patrimônio, que já não corre riscos estruturais. Desde a interdição, o IPHAN acompanha as ações, analisando os orçamentos e projetos, autorizando as obras e os serviços. Desta forma, os critérios de restauração para preservação das características do monumento foram cumpridos.
Com as obras, os forros foram restaurados, assim como os assoalhos de madeira, as lápides na capela do Senhor Morto, as escadarias e o salão nobre. Também houve a renovação das partes elétrica e hidráulica e ambientes foram construídos para a melhoria da estrutura, como um mezanino com sala para os setores da administração, secretaria paroquial e da sala de pároco, além de um elevador com acesso ao segundo pavimento e galerias superiores. A instalação de novos banheiros foi uma adaptação necessária ao ambiente, interferindo o mínimo possível no espaço preservado.
Construída no século XVIII com arquitetura em estilo neoclássico e fachada rococó, a Igreja de Sant’Ana era uma das mais movimentadas de Salvador, reconhecida pelos trabalhos realizados pela Pastoral da Família, encontros de casais e jovens. Estava interditada desde 2005 pela Defesa Civil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário