terça-feira, 12 de junho de 2012

Chega ao Brasil tradução inédita do francês Hugues de Varine sobre patrimônio cultural e ambiental e desenvolvimento sustentável

Com ideias inovadoras sobre os domínios da cultura, o francês Hugues de Varine é um dos mais importantes teóricos e consultores internacionais na área da museologia. Em ‘As raízes do futuro: patrimônio a serviço do desenvolvimento’, lançamento da Editora Medianiz, ele propõe um amplo debate sobre as questões da propriedade cultural pelo viés do desenvolvimento local, a partir de sua ampla experiência com ecomuseus e museus comunitários. Traduzido direto da versão original em língua francesa, a obra conta com o prefácio e tradução da museóloga Maria de Lourdes Parreiras Horta. Varine vem ao Brasil para lançar a obra.
Uma das particularidades do livro é fato único para um clássico: o de ter quatro introduções – a metodológica, a ideológica, a pragmática e a política. Em cada uma delas, o autor revela toda sua experiência e proposições originais. Destacam-se, sobretudo, dois pressupostos básicos. O primeiro é que o desenvolvimento local é um processo voluntário de domínio da mudança cultural, social e econômica, enraizado em um patrimônio vivenciado, nutrindo-se deste e gerando patrimônio. O segundo é que o patrimônio – seja ele natural ou cultural, vivo ou consagrado – é um recurso local que não tem outra razão de ser senão a sua integração nas dinâmicas de desenvolvimento. Herdado, transformado, produzido e transmitido de geração a geração, o patrimônio pertence também ao futuro.
Duas consequências daí advêm. O desenvolvimento só é sustentável, e, portanto, real, se for feito em consonância com o patrimônio, e se contribuir para a vida e para o seu enriquecimento. Além disso, só se pode conceber o desenvolvimento com a participação efetiva, ativa e consciente da comunidade que detém esse patrimônio.
A obra está organizada em nove capítulos que tratam dos meios de organização, prática e desenvolvimento das relações patrimoniais. Como diferencial didático, também possui uma série de fichas práticas, com questionamentos e pontos relevantes dos respectivos assuntos discutidos, além de fichas de casos exemplares, que relatam suscintamente algumas experiências nas diversas situações em que a relação comunidade, patrimônio e desenvolvimento estão em jogo.
Inspirado nas ideias de Paulo Freire, Hugues de Varine se propõe não somente a teorizar sobre os saberes por onde se aventurou, mas também estimular o pensamento individual dos leitores sobre as relações entre patrimônio e desenvolvimento local, aproveitando a sabedoria das comunidades.
Em breve, o livro também será lançado em Portugual, pelo ICOM (The Internacional Council of Museums) daquele país.

Sobre o autor

Formado pela Universidade de Paris, com pós-graduação em História e Arqueologia, Hugues de Varine ocupou os cargos de vice-diretor e diretor do Conselho Internacional de Museus (Icom), fundou o Ecomuseu de Le Creusot-Montceau e atuou no Ministério da Cultura da França, na área de desenvolvimento cultural e de avaliação de políticas culturais.
Fundador da Asdic Consultores, entidade especializada em desenvolvimento de comunidades, participa de missões de desenvolvimento cultural, social e econômico de comunidades urbanas e rurais da França e da União Europeia, incentivando práticas culturais e de consolidação do desenvolvimento local. Internacionalmente participou de projetos na Alemanha, Suécia, México, Brasil, Canadá, Portugal, Grécia, Hungria, Irlanda, Reino Unido, entre outros.
É autor de A cultura dos outros (Paris, Seuil, 1976); A iniciativa comunitária (Macon, MNES & W, 1992); Cidade, cultura e desenvolvimento (Paris, Syros, 1995, com Jean Michel Montfort); e As raízes do futuro (Asdic, 2002), além de artigos em periódicos franceses e publicações internacionais sobre museus, patrimônio, ação comunitária e desenvolvimento local.
Sobre a tradutora e prefaciadora
Maria de Lourdes Parreiras Horta é graduada em Museologia pela Universidade do Brasil, atual Escola de Museologia da UNIRIO, com doutorado em Museologia pela Universidade de Leicester e pós-doutorado em Cultura Contemporânea pela UFRJ. Atuou no Museu da Imagem e do Som, no Museu de Artes e Tradições Populares do Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes e Museu Imperial de Petrópolis, tendo sido coordenadora geral de acervos museológicos da Fundação Nacional Pró-Memória. Professora adjunta da Universidade Santa Úrsula, é pesquisadora com várias livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Foi curadora de inúmeras exposições em museus e centros culturais e presidente do Comitê Brasileiro do ICOM (Conselho Internacional de Museus).
Ficha técnica do livro
Título: As raízes do futuro: patrimônio a serviço do desenvolvimento local
Autor: Hugues de Varine
Tradução
: Maria de Lourdes Parreiras Horta
Número de páginas
: 256
Formato
: 14 x 23 cm
Preço
: R$ 40,00
ISBN
: 978-85-64713-03-1
Agenda de lançamentos de Hugues de Varine no Brasil
Com eventos programados ao longo de junho em várias cidades do país, Hugues de Varine lança no Brasil a tradução inédita de ‘As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local’ (Editora Medianiz).
Belém (12 de junho, terça-feira, às 12h)
IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários. Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (ABREMC) em parceria com: Ecomuseu da Amazônia; Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz; e Prefeitura Municipal de Belém.
Ouro Preto (22 de junho, sexta-feira, às 19h)
Museu da Inconfidência, em parceria com: Departamento de Museologia da Universidade de Ouro Preto (UFOP); Ecomuseu da Serra do Ouro Preto; Museu da Inconfidência (Ibram/MinC); Associação de Amigos do Museu da Inconfidência.
PORTO ALEGRE (25 de junho, segunda-feira, às 17h)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Museologia da UFRGS (no auditório da Fabico), em parceria com: Grupo de Estudos em Memória, Patrimônio e Museus (Gemmus); o Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul; Ponto de Memória Lomba do Pinheiro (Porto Alegre); Museu Comunitário de Umbú (Alvorada).
Picada Café (26 de junho, terça-feira, às 20h)
Museu Comunitário de Percurso de Picada Café, na Escola Municipal Ensino Fundamental 25 de Julho, em parceria com: Prefeitura Municipal de Picada Café; Fides Art – Cooperativa de Produção de Artesanato e Manufatura – Picada Café; Associação de Amigos do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Ambiental de Picada Café (AAPHACA); Associação Cultural de Picada Café; Polo Universitário de Picada Café; Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos; Fundação Ernesto Frederico Scheffel (Novo Hamburgo).
Santa Maria (27 de junho, quarta-feira, às 18h30)
Universidade Federal de Santa Maria (no auditório central da Reitoria) em parceria com: Museu Treze de Maio; Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (Condesus); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Sistema Municipal de Museus de Santa Maria; Associação de Amigos do Museu Treze de Maio, Comunidade de Terreiro Ilê Axé Ossanha Agüé; TV OVO; AFRONTA – Coletivo de Estudantes Afro da UFSM.
São Miguel das Missões (28 de junho, quinta-feira, às 18h30)
Câmara de Vereadores, em parceria com: Museu das Missões (Ibram/Minc); Câmara de Vereadores de São Miguel das Missões; Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo (Iphan); Ponto de Memória Missioneiro; Rádio Piratini; Secretaria de Turismo de São Miguel das Missões; Secretaria de Educação de São Miguel das Missões.

Fonte Original da Notícia: http://www.defender.org.br/chega-ao-brasil-traducao-inedita-do-frances-hugues-de-varine-sobre-patrimonio-cultural-e-ambiental-e-desenvolvimento-sustentavel/





















Capa do Livro
















Hugo de Varine - Crédito: CCS/UFPEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário