terça-feira, 19 de junho de 2012

A Capela dos Ossos - Évora - Portugal

Évora fica na região do Alentejo, em Portugal. Nesse agradável lugar encontra-se um dos pontos turísticos digamos, intrigante: A Capela dos Ossos.  A capela faz parte da famosa Igreja de São Francisco, na Praça 1º de Maio.
Foi construída no sécurlo XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento, pretendeu transmitir a mensagem da transitoriedade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos". Fala-se que foi calculado por volta de 5000 ossos, provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade.
As suas paredes e os oito pilares estão "decorados" com ossos e caveiras ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos à morte. É um monumento de uma arquitectura penitencial de arcarias ornamentadas com filas de caveiras, cornijas e naves brancas. Foi calculado à volta de 5000, provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade. A capela era dedicada ao Senhor dos Passos, imagem conhecida na cidade como Senhor Jesus da Casa dos Ossos, que impressiona pela expressividade com que representa o sofrimento de Cristo, na sua caminhada com a cruz até ao calvário.
 
 
 
 
 













 
 
Imagem: Blog viagemehistoria


















Imagem: Portal Obvious

















Imagem: Portal Obvious




Um comentário:

  1. existem fotos que nao sao da capela dos ossos de evora . deviam ter atençao a isso

    ResponderExcluir