quarta-feira, 16 de maio de 2012

Revitalização da Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre

Reproduzo aqui texto publicado no Portal Arcoweb sobre o projeto de Revitalização da Casa de Cultura Mário Quintana:

Um acordo assinado no início de dezembro entre o governo estadual e o Banrisul vai viabilizar a operação para manter a habitual agitação dos ambientes distribuídos entre os 12 mil metros quadrados de área por onde circulam, em média, 10 mil pessoas a cada mês.
O banco, que foi proprietário do imóvel antes de sua conversão em espaço de arte e lazer, patrocinará a reforma, na qual investirá 8 milhões de reais, recursos oriundos da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.
O pacote de intervenções para a modernização inclui restauro da fachada, reforma do telhado, nova ambientação, reformulação da comunicação visual, modernização dos teatros, cinemas e a adequação do espaço para melhorar sua acessibilidade.
O planejamento prevê a realização dessas modificações em duas etapas: a primeira tem término estipulado para 2013; a segunda deve acabar em março de 2014.
As obras serão orientadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Quanto ao funcionamento do local durante a reforma, os frequentadores da CCMQ podem ficar tranquilos. A diretoria da instituição informa que em nenhum momento a edificação cerrará as portas.
“Durante toda a obra, a Casa de Cultura Mario Quintana estará funcionando. Adaptações serão feitas, mas ela não vai fechar”, assegurou Paulo Wayne, responsável pela direção do centro cultural.
O restauro/revitalização do edifício, que no passado abrigou o hotel Majestic (local onde o escritor Mario Quintana morou entre 1968 e 1980), ocorrerá mais de 20 anos depois de sua abertura como centro cultural, em setembro de 1990.
Aos leitores de PROJETO DESIGN, Flávio Kiefer (um dos autores do projeto, em parceria com Joel Gorski) descreveu, com riqueza de detalhes, na edição 144, de agosto de 1991, como o histórico hotel projetado por Theo Wiederspahn se converteu na CCMQ.
Bibliotecas, cinemas, teatros e a reconstituição do quarto onde morou Quintana são espaços existentes no complexo.
No andar térreo, está instalado o Museu Banrisul, que conta a história do banco desde sua fundação. Com a modernização, ele deverá ganhar a companhia de uma agência bancária. Nela, se for apenas para pagar ingressos, os saques acabarão sendo de valores mínimos - em dezembro, uma sessão de cinema na Casa de Cultura Mario Quintana custava no máximo 10 reais.

Fonte: http://www.arcoweb.com.br/memoria/iphae-restauro-casa-cultura-mario-quintana-14-05-2012.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário