domingo, 20 de maio de 2012

Prédio centenário que abriga a Prefeitura é exemplo de preservação em Taquara - RS

Mesmo sofrendo algu­mas descaracterizações com o passar dos anos, o Palácio Coronel Diniz Martins Ran­gel é um dos poucos prédios centenários de Taquara, que segue ocupado até os dias de hoje, e se mantém preser­vado. Localizado no coração da cidade, e completando 104 anos em 2012, a antiga sede da Intendência é um dos car­tões postais mais elogiados pelos turistas e internautas de todo o Brasil.
A preservação do patrimô­nio histórico de Taquara já foi tema de enquete realizada no site de Panorama em 2010, e dividiu opiniões por se tra­tar de um assunto polêmico e controverso, como ficou evidenciado no resultado da pesquisa, em que a maiorias dos votos foi em favor do po­tencial turístico dos prédios antigos do município. Alguns dos que votaram contrário à preservação citaram exem­plos de antigas residências que correm o risco de tomba­rem a qualquer momento por falta de manutenção. Entre os exemplos arquitetônicos de prédios antigos e preser­vados de Taquara, destaca-se o Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, de construção no estilo neoclás­sica. Surgido na Europa no século XVII, o neoclássico tinha como característica a evocação de temas notada­mente ligados à Grécia an­tiga. O movimento chegou tardiamente à América, tendo seu auge no início do século XX, quando foi largamente adotado em prédios públicos construídos no Brasil durante este período.
Construído no ano em que Taquara deixava de ser uma vila para se tornar cidade, o prédio imponente chama a atenção por seu estilo ar­quitetônico, idealizado por Ildefonso Fontoura, e tendo sua construção administrada por João Cattani. De acordo com o professor de história Paulo Mosmann, a estrutura foi construída para abrigar o Executivo, o Legislativo e também o Judiciário. Prova disso são as antigas grades colocadas nas espessas pa­redes, que faziam parte das celas prisionais que o prédio abrigava. De acordo com Paulo, a construção foi pro­jetada inicialmente para ter o dobro do tamanho, porém, faltaram recursos para sua conclusão. Do relógio que estava previsto para ser colo­cado no topo do prédio, ficou somente o buraco.
Segundo o prefeito Dél­cio Hugentobler, o prédio guarda antigas lembranças, como, por exemplo, a pri­meira sessão do Legislativo em que ele se fez presente. “Lembro que naquela opor­tunidade os ânimos esta­vam tão acirrados, que um cinzeiro de vidro atraves­sou o plenário em direção à parede. Por sorte, o objeto não atingiu o alvo preten­dido”, recordou. O manda­tário lembrou que o futuro do Palácio, possivelmente, será de um centro cultural, já que como centro admi­nistrativo o prédio é pouco funcional. Questionado so­bre a primeira vez que su­biu a escadaria como chefe do Executivo, o prefeito re­latou o sentimento daquele momento. “Foi emocionan­te. É uma coisa que só a po­lítica proporciona, pois até então nunca havia pensado na possibilidade de ser pre­feito. Foi inesquecível”.

Fonte: http://www.defender.org.br/predio-centenario-que-abriga-a-prefeitura-e-exemplo-de-preservacao-em-taquarars/

















Crédito da Imagem: Cristiano Casagrande

Nenhum comentário:

Postar um comentário