segunda-feira, 28 de maio de 2012

Livro sobre Engenheiro difusor do Modernismo

Em meio à efervescência cultural dos anos 1920, o engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho deu ao Brasil uma contribuição que marcaria a arquitetura do país. Especializado na área civil e formado pela Escola Politécnica da USP, ele teve seu primeiro contato com o Modernismo em Buenos Aires, mas logo viajou à Paris para se inteirar das novas concepções de construção de prédios e cidades – principalmente as ideias desenvolvidas pelo arquiteto Le Corbusier. Neste ano, a vida do brasileiro é revelada em livro organizado pela pesquisadora Claudia Pinheiro. "Alberto Monteiro de Carvalho, o engenheiro e seu tempo" será lançado no dia 30 de maio, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.
Em entrevista à Revista de História, Claudia fala sobre o interesse em levar o projeto adiante. “O importante era fazer com que ele se torne conhecido para futuros pesquisadores, já que só é familiar para poucos, como os acadêmicos que já foram à Fundação Le Corbusier, em Paris”. Ela explica que o engenheiro ajudou a difundir o modernismo no Brasil, ainda que não tivesse tido participação direta na vanguarda do movimento. “Foi o Alberto, por exemplo, o interlocutor do convite ao Le Corbusier para planejar a construção do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro”.
Além disso, por conta de suas diversas viagens à França, o engenheiro trazia na bagagem obras modernistas que, depois, seriam entregues ao Instituto de Arquitetos do Brasil. “Ele estava sempre correndo atrás de novidades”, conta Claudia.
 
Vida e obra
Alberto de Carvalho (1887-1969) estudou na mesma época em que começou a ser desenvolvido o concreto armado, material que, anos mais tarde, seria o favorito dos arquitetos modernistas. O engenheiro se interessou tanto pela combinação de cimento com aço que decidiu se dedicar aos estudos do sistema em francês e alemão, principais línguas nas quais eram publicados originalmente os artigos sobre o assunto.
O livro organizado por Claudia é uma fotobiografia que traz diversos documentos sobre a vida e a carreira do engenheiro, como diários escritos por ele após a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). A obra será distribuída gratuitamente para bibliotecas públicas e universidades do Brasil.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário