quinta-feira, 17 de maio de 2012

IPHAN apresenta em Paris candidatura do Rio a Patrimônio da Humanidade

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida, e a superintendente do IPHAN-RJ, Cristina Lodi, estão em Paris apresentando, na Unesco, o dossiê de candidatura da cidade do Rio de Janeiro a Patrimônio Mundial, na categoria Paisagem Cultural. O público-alvo das apresentações são as representações diplomáticas dos 21 países com poder de voto na Convenção do Patrimônio Mundial, membros das principais universidades, formadores de opinião, jornalistas e instituições de preservação de todo o mundo.
Paralelamente, acontece na sede do IPHAN-RJ a 8ª reunião do comitê gestor da candidatura, formado por representantes da Prefeitura, do Estado, da União e de organizações privadas apoiadoras, que vem estabelecendo um plano de gestão para as áreas da cidade destacadas na candidatura.
Locais como o Parque do Flamengo e as orlas de Copacabana, Leme Urca e Botafogo, o Pão de Açúcar, os fortes históricos, o Passeio Público, o Jardim Botânico e a Floresta da Tijuca, que constituem a paisagem apropriada pelo homem aliada à cultura carioca, assim como é proposto no dossiê, serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural.
A candidatura do Rio a Patrimônio Mundial já passou por todas as etapas de avaliação e deverá ser votada ainda em junho na Convenção do Patrimônio Mundial que acontecera em São Petersburgo, na Rússia.

Fonte da Notícia: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=AE22FF825780FB2E7CD846E7BFED2CB6?id=16634&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia


Nenhum comentário:

Postar um comentário