terça-feira, 15 de maio de 2012

Bar Ocidente agora é Patrimônio Cultural de Porto Alegre

Há 30 anos figurando na cenário cultural de Porto Alegre, o Bar Ocidente se tornou nesta semana, oficilamente, patrimônio cultural da cidade. Localizado na esquina da Av. Osvaldo Aranha com a Rua João Telles, no Bairro Bom Fim, o bar foi inaugurado em 3 de dezembro de 1980 e a partir de agora terá sua arquitetura preservada e não poderá ser demolido.
De acordo com o coordenador de Memória e Cultura da Secretaria Municipal de Cultura (SMS) de Porto Alegre, Luiz Antônio Custódio, o pedido de proteção foi encaminhado a partir de sugestão da Procuradoria do município.
— Quando encaminhado ao Conselho Municipal do Patrimônio, o projeto foi aprovado por unanimidade — explica o coordenador.
Segundo Custódio, o Bar Ocidente - cuja fachada tem características de edificações luso-brasileiras - se enquadra na categoria inventário, uma vez que permite alterações interiores no prédio. Não se caracteriza, portanto, como tombamento.
— A iniciativa aconteceu por conta de todo o valor histórico e cultural que o local abriga. Além da arquitetura, há todos os eventos que ali acontecem há 30 anos.
Segundo o coordenador, os proprietários do prédio já foram avisados e qualquer tipo de intervenção no local precisa da autorização da Prefeitura e do Conselho de Patrimônio. 

Fonte:  http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2012/05/predio-do-bar-ocidente-agora-e-patrimonio-cultural-de-porto-alegre-3754115.html


Um comentário: