domingo, 29 de abril de 2012

Programa Monumenta vai instalar placas com nomes antigos e atuais das ruas de Porto Alegre

O centro de Porto Alegre ganhará novas identificações nas esquinas e nos seus prédios históricos. Por meio do Monumenta - programa de recuperação do patrimônio cultural urbano brasileiro, executado pelo Instituto do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional/ Ministério da Cultura e financiado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento- nomes antigos e atuais das ruas da capital gaúcha serão dispostos em placas espalhadas pelo bairro, a fim de preservar o passado da cidade.
O Projeto Interpretativo do Centro Histórico de Porto Alegre será desenvolvido por meio da instalação de painéis em 10 pontos escolhidos na área de abrangência do Programa Monumenta, contendo imagens, textos, desenhos, plantas e gráficos; por 600 placas de rua contendo a atual e a antiga denominação; por placas de sinalização e identificação de prédios históricos; por um concurso nacional para erguer um conjunto escultórico na área entre as ruas General Câmara e da Praia – Largo dos Medeiros. 

De acordo com a coordenadora do Programa Monumenta em Porto Alegre, Briane Bicca, o projeto foi elaborado tendo como base levantamento de fontes documentais para a formação de um banco de imagens fotográficas e icononográficas que reuniu, até o momento, cerca de mil imagens digitalizadas.

Ainda segundo a coordenadora do Monumenta, o Plano Interpretativo permitirá ao leitor perceber a evolução dos espaços históricos ao longo do tempo. “Queremos ajudar a população a interpretar como era a cidade”.
No próximo dia 14 de maio, a prefeitura de Porto Alegre receberá as propostas e documentação das empresas interessadas em executar o projeto do Monumenta. O Valor total do edital de licitação é R$ 145.298,36 e os recursos serão investidos pelo IPHAN/Ministério da Cultura, por meio do Programa Monumenta.
Após assinado o contrato, a empresa vencedora terá um prazo máximo de 180 dias para instalar todas as placas e painéis previstos.

Fonte da Notícia: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=294B7660738A30183163AFDBCA2E7390?id=16595&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia







Nenhum comentário:

Postar um comentário