segunda-feira, 12 de março de 2012

Reabertura de Catedral em Parnaíba - Piauí

A capela lateral do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, em Parnaíba, Piauí, já está livres dos cupins. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan terminou o trabalho de descupinização, que foi realizado entre os dias 23 de fevereiro e 3 de março para o processo de descupinização. Por medidas de segurança, a Catedral ficou fechada já que o trabalho utilizava gás tóxico nesse. Para o ano de 2012, o planejamento da Superintendência do Iphan-PI é dar continuidade ao processo de restauração da Capela do Santíssimo, em Parnaíba, que teve início em 2011.

De acordo com a Superintendente do Iphan-PI, Claudiana Cruz dos Anjos, “o retábulo estava muito danificado pela ação dos cupins”. Ela explica que a obra completa, com previsão de 120 dias para a conclusão, foi dividida em três etapas. A primeira, a descupinização. Agora têm início a imunização e o levantamento de dados para a elaboração completa do projeto de conservação e restauração do retábulo. Devido a fragilidade da instalação, toda precaução vem sendo tomada para que nenhuma das peças sofram danos durante o trabalho. O investimento é de R$ 66, 5 mil.

A catedral Nossa Senhora Mãe da Divina Graça é um dos monumentos mais importantes da cidade e integra a área tombada de Parnaíba. Esse conjunto tombado contém aproximadamente 830 imóveis divididos em cinco setores: Porto das Barcas, Praça da Graça, Praça Santo Antônio, Estação Ferroviária e Avenida Getúlio Vargas. Essa fragmentação foi definida de acordo com as características arquitetônicas e urbanísticas de cada monumento. Erguida no século XVIII, a catedral possui um acervo importante constituído pelos seus retábulos e é um marco na fundação e formação de Parnaíba, cidade famosa pelo comércio de charque.

Fonte da Notícia: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=3FF3EE9CEB96050949EDC36B11F73168?id=16473&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia



Nenhum comentário:

Postar um comentário