quarta-feira, 21 de março de 2012

Aprovado estudo da 1ª etapa de revitalização da orla do Guaíba, no RS

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental aprovou nesta terça-feira (20) o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do Parque Urbano da Orla do Guaíba, em Porto Alegre. A primeira etapa da revitalização corresponde a 1 quilômetro de extensão, com 6 hectares de área. De acordo com a prefeitura, a transformação do local será feita com investimento público.

O projeto prevê restaurantes, bares, sanitários, vestiários, locais de apoio aos ambulantes e módulo de segurança. Também serão construídos decks de madeira, passarelas, ciclovias, escadarias, jardim aquático, quadras esportivas e estacionamentos.

Ao todo, serão revitalizados pela prefeitura 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba. A proposta, desenvolvida pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, prevê a revitalização da orla integrada ao projeto do Cais Mauá. O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), exigido em casos de projetos que provocam impacto na cidade, indica medidas para reduzir e compensar os impactos negativos.

A expectativa é que projeto seja totalmente concluído até o final de 2013.

O Projeto

O projeto é do arquiteto paranaense Jaime Lerner. A ideia é fazer uso do local durante as 24 horas do dia, em locais como quiosques, deques, ciclovia e marina pública, além de bares, restaurantes e espaços culturais.

Entre as novidades apresentadas, está a utilização do relevo natural para uma arquibancada com vista para o Guaíba. O piso de concreto receberá bolas de gude que, em contraste com a iluminação inclinada, darão um efeito que o arquiteto denominou de “chão de estrelas”. A vegetação será adequada para que, ao nível da rua, não haja interferência visual.

A primeira etapa de revitalização da orla compreende 1,5 mil metros a partir da Usina do Gasômetro. A revitalização total será até a foz do Arroio Cavalhada, na Avenida Diário de Notícias, abrangendo 5,9 quilômetros de margem do Guaíba. A prefeitura da capital gaúcha deve abrir licitação para execução da obra até o final do primeiro semestre. O projeto deve ser totalmente concluído até o final de 2013.

Arquiteto de renome internacional, Jaime Lerner é consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo e já foi duas vezes prefeito de Curitiba e governador do Paraná. A intenção dele é fazer uma revitalização que tenha baixo custo de manutenção e poucos elementos que bloqueiem a vista para o Guaíba. “Criamos um projeto de ecoarquitetura, que aproxima e as pessoas da água e fortalece a ideia de um parque no local”, explica Lerner.

Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/03/aprovado-estudo-da-1-etapa-de-revitalizacao-da-orla-do-guaiba-no-rs.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário