segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Museu Virtual do Porto de Santos - SP

O Porto de Santos, um dos maiores da América Latina, comemorou 120 anos este mês com um presente para os historiadores: um Museu Virtual, com direito a imagens do material encontrado em escavações arqueológicas e fotos do entorno. Além do site histórico, a data será comemorada até abril com várias atrações.

Em 2 de fevereiro de 1892, o porto foi inaugurado com os primeiros 260 metros de cais. O processo de construção, porém, revelou uma série de vestígios de antigas civilizações em três poços arqueológicos. Há, por exemplo, fragmentos de conchas, solo formado por sedimento escuro e fragmentos ósseos – remetendo a um contexto indígena de grupos construtores de sítios do tipo sambaqui. Aos vestígios – espalhados por cerca de 150 metros –, somam-se itens recentes de aterro, como tijolos e fragmentos de telhas.

O município de Santos, juntamente com os vizinhos Guarujá, São Vicente e Cubatão, abrange um território que traz uma extensa história de ocupação humana de, pelo menos, 4.500 anos atrás. Entre os diferentes grupos que se desenvolveram na região estão sociedades construtoras de sambaquis – mais antigas ocupantes da área – e grupos de língua Tupi, que tiveram contato com os primeiros colonizadores europeus, no século XV.

Além do site, também foi lançado o livro “Paisagens Culturais da Baía de Santos”, com depoimentos de trabalhadores do porto e moradores do entorno. A obra será distribuída gratuitamente para bibliotecas e escolas, e poderá também ser baixado, em formato digital, no próprio site do Porto de Santos.

Há, ainda, passeios de escuna patrocinados pela Prefeitura de Santos, que distribuiu 1,2 mil ingressos. O passeio conta com guias turísticos contando a história do porto e curiosidades sobre a cidade. O Teatro Municipal também recebe várias atrações até o fim deste mês. A programação incluiu ainda passeios ciclísticos e exposições.

Fonte Original da Notícia: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/nota/porto-virtual

Site do Museu: http://www.portogente.com.br/museudoporto/apresentacao/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário