terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Abertas as comemorações do Ano Açoriano no RS

As comemorações para marcar os 260 anos da imigração açoriana em Porto Alegre, foram abertas nessa segunda-feira (16). O evento que reuniu o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, a representante do Consulado de Portugal, Maria João Monteiro e o presidente do Instituto Cultural Português, Antônio Soares, e o prefeito em exercício Mauro Zacher, foi realizado na Pinacoteca Aldo Locatelli, do Paço Municipal.

Durante o evento foi lançada oficialmente a revista 10ª Ilha Açoriana publicada pelo Instituto Cultural Português e o concurso de Cidades Geminadas Porto Alegre – Ribeira Grande (Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores). A iniciativa vai promover o intercâmbio de conhecimento entre jovens das duas localidades.

O secretário Assis Brasil, que representou o governador Tarso Genro na solenidade, destacou a figura do rei D. João V e traçou o perfil político-social de Portugal à época da vinda dos casais açorianos para iniciar o povoamento do Rio Grande do Sul. “Por todo esse passado, esta comemoração é mais do que justificada. Diversas instituições públicas e privadas estão emprenhadas nestas comemorações, havemos de fazê-las bonitas, alegres, provocativas, para honrar tudo isso que nós recebemos dos Açores, e mostrar que o Rio Grande do Sul tem, sim, uma marca muito forte dos Açores e tem o maior o maior monumento dedicado aos açorianos em todo o mundo, criação de Carlos Tenius que lembra uma nau humana”.

Zacher saudou a comunidade lusitana falando da importância cultural do país para a Capital gaúcha. “É com alegria que tenho a oportunidade de participar deste momento significativo que registra uma parte da nossa história da qual temos muito orgulho”, afirmou o prefeito em exercício.

O Concurso

Em 2012 será realizado o concurso cultural, envolvendo seis escolas municipais das cidades irmanadas, sendo três escolas municipais de Porto Alegre (Neuza Brizola, Mário Quintana e Loureiro da Silva) e outras três da Região dos Açores, das quais uma de Ribeira Grande, uma da freguesia de Rabo de Peixe e outra da freguesia de Maia. As áreas abordadas no concurso são: história, geografia, artes visuais, literatura, música, dança, teatro e ciências. As crianças de Porto Alegre farão trabalhos sobre os Açores e vice-versa, com o intuito de ampliar o conhecimento e estreitar os laços históricos que unem as duas cidades.

História

Fundada em 1507, Ribeira Grande é a sede de uma localidade com cerca de 30,8 mil habitantes, na Ilha de São Miguel, pertencente à Região Autônoma dos Açores, em Portugal. Ribeira Grande foi elevada à categoria de cidade em junho de 1981, dividindo-se em 14 freguesias. A cidade tornou-se o centro econômico mais importante do norte da ilha, recebendo empreendimentos agrícolas, comerciais e industriais. O Decreto 7987, de 22/06/1982, oficializou as duas cidades (Porto Alegre – Ribeira Grande) como irmãs.

Fonte Original da Notícia: http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2012/01/abertas-as-comemoracoes-do-ano-acoriano-no-rs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário