quinta-feira, 28 de abril de 2011

Entrevista com o Arquiteto Richard Roges

Titular de um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo, sediado em Londres, Richard Rogers fala de urbanismo, das Olimpíadas na capital inglesa em 2012 e das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Abaixo, link da entrevista no site da Casa Abril:
http://casa.abril.com.br/materias/entrevistas/richard-rogers-622840.shtml


Arquiteto Richard Rogers


Centro Georges Pompidou - Paris

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Implantação de Novos Museus no Rio de Janeiro

A superintendente Lúcia Basto, da Fundação Roberto Marinho, fala sobre a implantação do MIS, do Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio de Janeiro.Depois de participar da realização do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol, ambos em São Paulo, a arquiteta carioca, superintende de preservação do patrimônio cultural na Fundação Roberto Marinho, está concentrada em novas ações que a instituição promove em sua cidade: a implantação do Museu da Imagem e do Som, do Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio, obras que contribuirão para a revitalização urbana do Rio de Janeiro.

Abaixo, o link com a entrevista da arquiteta no site Arcoweb:


terça-feira, 19 de abril de 2011

Casas em Contêineres - Parte II

Seguindo a tendência de reaproveitamento de Contêineres, encontrei alguns vídeos em que o arquiteto Danilo Corbas fala sobre o projeto da Casa Container, projetada por ele em Cotia, interior de São Paulo, e mostrada na postagem anterior.
Vou postar o primeiro da série de 5 vídeos e o link para os demais.



Vídeo 02: http: //www.youtube.com/watch?v=8hElvJU9B8U&feature=mfu_in_order&list=UL
Vídeo 03: http://www.youtube.com/watch?v=7AmglBdaB-g&feature=mfu_in_order&list=UL
Vídeo 04: http://www.youtube.com/watch?v=8Fj1m3wp6v0&feature=mfu_in_order&list=UL
Vídeo 05: http://www.youtube.com/watch?v=9rrNFKtnUYQ&feature=mfu_in_order&list=UL

Casas em Contêineres – Alternativa econômica e sustentável para moradias

Surgidos em 1937 para melhorar o armazenamento de cargas em navios, os contêineres de aço revolucionaram o sistema de transportes de cargas no mundo e hoje, 95% de toda a carga que circula no mundo é transportada em contêineres. Porém, depois de 10 anos de uso são descartados.Esquecidos nos portos, esses caixas de aço não passam despercebidas à criatividade de arquitetos, que vêem nesse desperdício uma oportunidade para novos projetos.
Reaproveitar contêineres é uma tendência em todo o mundo. Os espaços são amplos, versáteis e admitem usos múltiplos.Países com Japão, Holanda e Inglaterra vêm erguendo desde escritórios e hotéis a residências e alojamentos para estudantes.A grande vantagem dos contêineres é a rapidez na obra – pronta em três meses – e o baixo custo.
Abaixo, alguns exemplos de construções em contêineres mostrando a melhor forma de reaproveitamento destas grandes caixas metálicas e como elas podem ser usadas como moradia.

Casa de Hóspedes – Chile
Fica em Chicuero, próxima a capital Santiago. Projetada pelo arquiteto chileno Sebastian Irarrazaval, tem 93m² e foi executada em 4 meses.Funciona como quarto de hóspede e chegou ao terreno 90% pronta, bastando apenas ligar os 4 contêineres e ligá-los a rede de água e de luz.Placas de aço revestem as paredes externas, enquanto as internas são revestidas com compensado de pinus, usando poliuretano expandido como isolante térmico.



Casa em Cotia – São Paulo - SP
Projetada pelo arquiteto Danilo Corbas, várias empresas se envolveram no projeto, transformando-o numa casa experimental. Prevista para ser concluída em breve, ficará aberta à visitação antes de se tornar moradia.O arquiteto usou lã de pet como isolante no térreo, no piso superior, usou lã de rocha.Leds compõem 95% da iluminação.


Concessionária de Automóveis – Londrina – PR
A obra levou duas horas para a montagem dos contêineres e duas semanas para a entrega da loja. Projeto do arquiteto Guilherme Torres.



Show Room de Loja – São Paulo – SP
Parte da estrutura de um galpão de pé – direito duplo e uma cobertura metálica leve apoiada sobre as arestas dos contêineres, assim os arquitetos Márcio Kogan e Mariana Simas explicam o projeto. Revestidos internamente de MDF, recebem ainda uma camada de lã de rocha como isolante térmico.



Projeto Container Habitat, mostra Casa Nova 2009, em Florianópolis – SC
Projetado pelas arquitetas Lívia Farraro e Clarissa Debiazi Zomer, é um projeto de moradia sustentável que inclui geração de energia solar tratamento de esgoto, captação de águas pluviais e reaproveitamento de material usado na forma de móveis, utensílios e objetos de decoração. Clarissa e Lívia receberam o apoio da Energia Z, divisão do grupo Zeppini, dedicada a soluções de energia solar e da Universidade Federal de Santa Catarina. No link relacionado na bibliografia, a dupla de arquitetas concede uma entrevista falando sobre o projeto.



Bibliografia:

http://blog.zeppini.com.br/2009/07/15/casa-%E2%80%9Ccontainer%E2%80%9D-e-solucao-para-moradia-sustentavel/">http://blog.zeppini.com.br/2009/07/15/casa-%E2%80%9Ccontainer%E2%80%9D-e-solucao-para-moradia-sustentavel/

http://casa.abril.com.br/materias/arquitetura/conteneires-se-transformam-espacos-comerciais-hoteis-casas-624368.shtml"

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Portugal – Cidade do Porto preserva azulejos das fachadas

Os azulejos são uma das características mais marcantes da arquitetura da Cidade do Porto, Norte de Portugal. Nesse sentido, o Banco de Materiais (BM), recolhe, conserva e restaura estes azulejos, cedendo-os aos cidadãos que queiram cobrir falhas nas fachadas.

A missão do BM é recolher pela cidade azulejos, gradeamento de varandas, beirais, estátuas e placas toponímicas. O diretor do Departamento Municipal de Museus e Patrimônio Cultural, onde está integrado o BM, diz que os azulejos são uma marca da cidade, por isso o interesse na preservação destes materiais.

O Banco de Materiais conta atualmente com mais de 45 mil azulejos de cerca de 800 estamparias. O material chega ao depósito pelas mãos dos próprios cidadãos e do serviço de Urbanismo da Câmara do Porto, ambos sensibilizado pela importância do azulejo para a cidade.Neste depósito, dois técnicos fazem a limpeza e o restauro das peças.Além da limpeza, é feito também um trabalho de identificação da origem dos exemplares, no âmbito da sua inventariação e seu pólo museológico.


Capela das Almas - Rua de Santa Catarina - Porto - Portugal

Fonte da Pesquisa: http://www.defender.org.br/portugal-porto-esta-a-preservar-os-azulejos-das-fachadas/