quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Palacinho será transformado em Centro Cultural – Fototeca do Rio Grande do Su

O Palacete Santo Meneghetti, mais conhecido como Palacinho, será transformado em um Centro Cultural. O prédio deve ser a sede da Fototeca do Rio Grande do Sul, um centro cultural voltado para a fotografia, conservação de acervos e fomento à produção fotográfica. O objetivo é dotar o Estado de uma estrutura capaz de organizar a memória visual dos gaúchos, fomentar a produção contemporânea e servir de fonte de conhecimento para as futuras gerações.

Projetado e construído em 1926 pelo engenheiro italiano Armando Boni, para ser residência de Santo Meneghetti, foi desapropriado pelo Estado em 1954 e, a partir de 1971, passou a ser residência oficial dos vice-governadores do Rio Grande do Sul. Em 1966 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). O último morador foi Vicente Bogo.

Durante todo o ano de 2011, sob a coordenação da primeira-dama Sandra Genro, o governo estadual manteve uma programação cultural destinada a revelar o prédio até então pouco conhecido e abri-lo como espaço efetivamente público. O próximo passo será transformar o Palacete Santo Meneghetti no Centro Cultural. Para tanto, o governador Tarso Genro assinará nesta quinta-feira (1°), em cerimônia no Palacinho ás 18:30, o Decreto n° 9524 que cria o Centro Cultural Palacinho – Fototeca do Rio Grande do Sul.

Fonte original da notícia: http://rsurgente.opsblog.org/2011/11/30/palacinho-sera-transformado-em-centro-cultural-%E2%80%93-fototeca-do-rio-grande-do-sul/

Nenhum comentário:

Postar um comentário