segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Arquiteto do Islã

Mimar Sinan, conhecido por "Grande Mestre", foi um dos maiores arquitetos da história islâmica.Durante o Século XVI, foi autor de vários projetos, principalmente mesquitas.Suas obras tinham como características esplêndidas cúpulas e minaretes e definiram o estilo arquitetônico do Império Otomano e também a imagem da fé muçulmana conhecida no mundo até hoje. Sua origem é da Anatólia, na atual Turquia.
Ao entrar para o serviço militar, aprendeu carpintaria e matemática, mas devido ao seu talento para o desenho e a construção, logo foi promovido a assitente de arquiteto.Em 1514, quando as campanhas militares de Selim I conquistam a cidade do Cairo, no Egito, foi promovido a arquiteto-chefe do Império. Em 1520, sob o comando do Sultão Solimão, recebeu o comando do Corpo de Cadetes da Infantaria, por ter participado com êxito da Batalha de Mohács (1526).Ao longo desses combates, aprendia os pontos fracos dos edifìcios que atacava.
Sua obra consta de mais de 300 projetos, entre Mesquitas, Universidades, Palácios e Pontes, além de construir navios e artilharia para o exército.Em 1539, era responsável pela inspeção de todas as obras públicas do Império. Seu primeiro projeto de mesquita foi a Mesquita de Sehzade.Em seguida veio a construção da Mesquita de Süleymaniye, situada no bairro histórico de Eminönü - zona de Fatih, em Istambul - ocupando toda a área do antigo palácio da corte Otomana. O plano inicial teve como base a catedral bizantina de Santa Sofia.O projeto desta mesquita é um contraponto arquitetónico da catedral: aplicou linhas mais simétricas e funcionais, incluiu mais de cem janelas para uma luminosidade superior e acrescentou à volta da cúpula central várias outras de menor tamanho, e esbeltos minaretes nos cantos. O interior está decorado com azulejos, paredes de mármore e peças em marfim. Desde 1985 que a mesquita está classificada como Património Mundial pela UNESCO.
Outra obra de destaque é a Mesquita de Selimynie, em Edirne - Turquia - Construída entre 1568 e 1574, a pedido de Selim II, Sinam a considerava seu melhor trabalho. O külliye - área em volta da mesquita - tinha estruturas como escolas, balneários públicos, hospitais e refeitórios para os mais pobres. A grandiosidade das construções provava não só a riqueza do próprio Império Otomano, como a importância da sua religião e dedicação a Alá.


Interior da Mesquita de Sehzade


Mesquita Süleymaniye


Mesquita Selimiye


Ponte projetada por Sinam

Nenhum comentário:

Postar um comentário