sábado, 9 de julho de 2011

A Sustentabilidade das Cidades

Uma pergunta assalta e perturba muitos cidadãos conscientes, autoridades preocupadas como o meio ambiente e as organizações que militam na área: Como garantir a sustentabilidade ambiental nas grandes cidades?Promover a sustentabilidade não é tarefa fácil, pois cada mudança impõe seus obstáculos. E diante da cultura materialista da sociedade contemporânea, esse desafio se torna ainda maior.A população urbana é dependente do consumo desenfreado que a sociedade em geral impõe.
A resposta a esse questionamento atinge um caráter de urgência quando percebemos claramente os sinais de degradação e constatamos que o planeta sente o impacto das ações predatórias longamente praticadas por nós. Manter as bases da economia e o estilo de vida das populações urbanas nos níveis atuais, onde o consumismo, o descarte de grandes quantidades de lixo e materiais tóxicos é o ordem reinante, é a lógica por trás das ações de quaisquer ações humanas.Cedo ou tarde, os impactos desse modo de vida se tornarão irreversíveis e populações inteiras sentirão os transtornos causados pela devastação ambiental.A grande realidade é que, para garantir a sustentabilidade ambiental nas grandes cidades, devemos abandonar o modo de vida que experimentamos até hoje e criar devida consciência nas massas e na classe dirigente de que a exploração desenfreada dos recursos naturais levará a destruição do planeta.
A aplicação de políticas garantidoras de sustentabilidade nas cidades representa uma realidade que leva em consideração à capacidade de reposição que o planeta tem de seus recursos e, ao mesmo tempo, manter medidas que permitam uma maior justiça social. Conseguir alterar as relações de consumo e educar a população para o real significado das políticas de conservação do meio ambiente pode ser a única forma de garantir a sustentabilidade ambiental de forma efetiva e com resultados em médio e longo prazo.
Fazer com que nossas populações questionem o seu modo de vida e fazê-las entender que se os recursos do planeta não tiverem a “oportunidade” de renovarem-se e de sustentarem-se sob a pressão da constante demanda do consumo exacerbado, a vida na terra como a conhecemos acabará de forma dramática. Somente através desse processo de conscientização poderemos garantir a renovação e o equilíbrio dos recursos naturais.Do modo como agredimos a natureza hoje, o colapso das grandes cidades e os conflitos sociais serão inevitáveis e de grandes proporções.Seremos os “vitoriosos herdeiros” de uma terra exaurida e devastada, incapaz de sustentar a vida.
Dados estatísticos mostram que para sustentar apenas um quarto da população mundial que habita nos países ricos, são necessários três quartos de todos os recursos naturais do planeta. Diante dessa constatação, percebe-se claramente que será impossível fornecer os recursos necessários para que todos os seres humanos possam atingir um padrão de vida razoável.Somente através do desenvolvimento sustentável será possível garantir a sustentabilidade ambiental e com isso reverter a atual situação.Vencer a resistências locais e as políticas tradicionalmente aceitas como verdade absolutas; é o desafio e o desejo de todos, de que este pensamento se espalhe e domine as mentes o os corações dos governantes e do cidadão.

Fonte: http://www.revistasustentabilidade.com.br/
http://www.sustentabilidade.org.br/
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário