quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto Fortalezas Multimidia - As Fortificações da Ilha de Santa Catharina

O Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina foi criado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina com o objetivo de restaurar e revitalizar as fortificações construídas pelos portugueses no século XVIII para proteger a Ilha de Santa Catarina. O projeto foi financiado a fundo perdido pela Fundação Banco do Brasil, através de um convênio no valor aproximado de um milhão de dólares. Este convênio previa a restauração e consolidação das seguintes fortificações: Santa Cruz, Santo Antônio, São José e Nossa Senhora da Conceição.
Os projetos de restauração e complementares foram elaborados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, sob a coordenação executiva desta ultima. Além das obras civis iniciadas em 1989, o Projeto Fortalezas produziu vídeos, folders, álbuns fotográficos, maquetes, exposições diversas e publicação de vários livros com intuito de divulgar este patrimônio histórico agora restaurado e atrair visitantes da localidade e turistas.
O Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina começou em 1989, restaurou e mantém as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones.
Com iniciativa da SECARTE/UFSC, produção e direção de Tatiana Kviatkoski, os vídeos abaixo trazem a história, o processo de restauração e as atividades culturais disponíveis nas fortalezas.

Fonte de Pesquisa: http://www.fortalezas.ufsc.br/
http://fortalezasmultimidia.com.br/santa_catarina/





Nenhum comentário:

Postar um comentário