sexta-feira, 17 de junho de 2011

Comissão para os festejos dos 260 anos do povoamento açoriano no RS

Em solenidade realizada na manhã dessa quarta-feira (15) o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, e a secretária de Estado de Turismo, Abgail Pereira, assinaram a Portaria nº 03 de 2011, que nomeia o Comitê Estadual que vai definir as ações de comemoração pelos 260 anos do povoamento açoriano no estado.
Em reconhecimento à relevante colaboração dos açorianos à cultura gaúcha estão previstas palestras, concursos, seminários e participação de eventos nativistas que ressaltem diferentes aspectos da influência portuguesa na formação da cultura sul-rio-grandense.
O secretário Assis Brasil brindou os presentes com uma pequena aula sobre a chegada dos açorianos ao Rio Grande do Sul. “Insisti para que usemos a expressão Povoamento porque historicamente foi o que tivemos aqui no Rio Grande do Sul com a chegada dos açorianos enviados pelo rei Dom João V. Agora com o trabalho desse comitê vamos comemorar como se deve a presença açoriana no estado”, disse Assis Brasil.
O secretário lembrou ainda que a miscigenação ocorrida fez com que ocorresse uma certa diluição da presença efetiva dos açorianos, exceto na região do litoral, onde a tradição é mais visível. Fato este destacado também pela secretária Abgail Pereira em seu pronunciamento. “ Às vezes esquecemos de dar o devido destaque que os açorianos merecem. Pretendemos, a partir desse comitê, gerar um projeto que destaque a colaboração dos açorianos em nossa cultura e turismo”, finalizou a secretária.
O Comitê Estadual que vai definir as ações de comemoração pelos 260 anos do povoamento açoriano no estado é composto por 17 integrantes. A coordenação do Comitê será exercida em conjunto pelos representantes da Secretaria de Turismo e da Secretaria da Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário