quarta-feira, 13 de abril de 2011

Portugal – Cidade do Porto preserva azulejos das fachadas

Os azulejos são uma das características mais marcantes da arquitetura da Cidade do Porto, Norte de Portugal. Nesse sentido, o Banco de Materiais (BM), recolhe, conserva e restaura estes azulejos, cedendo-os aos cidadãos que queiram cobrir falhas nas fachadas.

A missão do BM é recolher pela cidade azulejos, gradeamento de varandas, beirais, estátuas e placas toponímicas. O diretor do Departamento Municipal de Museus e Patrimônio Cultural, onde está integrado o BM, diz que os azulejos são uma marca da cidade, por isso o interesse na preservação destes materiais.

O Banco de Materiais conta atualmente com mais de 45 mil azulejos de cerca de 800 estamparias. O material chega ao depósito pelas mãos dos próprios cidadãos e do serviço de Urbanismo da Câmara do Porto, ambos sensibilizado pela importância do azulejo para a cidade.Neste depósito, dois técnicos fazem a limpeza e o restauro das peças.Além da limpeza, é feito também um trabalho de identificação da origem dos exemplares, no âmbito da sua inventariação e seu pólo museológico.


Capela das Almas - Rua de Santa Catarina - Porto - Portugal

Fonte da Pesquisa: http://www.defender.org.br/portugal-porto-esta-a-preservar-os-azulejos-das-fachadas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário