segunda-feira, 19 de julho de 2010

Aniversário de Encruzilhada do Sul

Hoje, dia 19 de julho de 2010, Encruzilhada do Sul completa 161 anos de Emancipação Política.
Foi no distante ano de 1849 que Encruzilhada do Sul passou a ser reconhecida como município e teve autonomia política.Uma história que começa bem antes dessa data.
A seguir, os principais fatos que marcaram a história desse que é um dos municípios mais antigos do estado:
O primeiro nome do município foi Santa Bárbara de Encruzilhada, originando de uma homenagem á padroeira de um destacamento do Dragão Militar de Rio Pardo que mantinha um posto avançado nesta localidade a fim de garantir a defesa da Província das invasões espanholas.
Santa Bárbara de Encruzilhada foi elevada à cidade após um processo que durou aproximadamente 130 anos, quando passou pelas categorias de Freguesia e município.A seguir, alguns fatos marcantes na história do município:
1715- Instalam-se no Capivari, homens mandados por Brito Peixoto, fundador de povoado de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, atual Laguna, em Santa Catarina.
1766- Uma vanguarda de missionários e índios chegavam à Aldeia Velha, deixando um sino, existente até hoje, com a inscrição em espanhol: " Documento mais antigo de nossa cidade.”
1770- Surgiram, na campanha, os primeiros estabelecimentos pastoris.
1774- As guardas e os primeiros povoadores de Encruzilhada lutaram ombro a ombro contra os espanhóis.
1780- Domingos Bittencourt, dono das terras onde hoje é Encruzilhada, doou uma pequena área, na atual feira do produtor, para ali ser construída uma Capela.
1781- Estava construído o templo sob a invocação de Santa Bárbara. Domingos Bittencourt ofereceu ao governo parte de sua propriedade para ali ser construída uma freguesia.
Logo após os acertos da troca, entre Domingos e o Governo, começaram a chegar os primeiros povoadores de Rio Pardo, São Paulo, Açores e Laguna. Estes pioneiros instalaram-se onde hoje existe a atual praça Barão do Quarai, onde abriram um caminho até a capela, transformando-se hoje na Avenida Rio Branco.
1784- Na campanha de Encruzilhada instalam-se os sesmeiros, graças a uma Relação de propriedade de Campos, feita pelo capitão Felisberto Pinto Bandeira, comandante do então distrito de Rio Pardo. Estava então a campanha de Encruzilhada, com um número bastante expressivo de estâncias.
1799- Aos 14 dias do mês de novembro, a pequena povoação é elevada à condição de Capela Curada.
1832- O comandante Domingos José de Araújo Bastos, propôs, na sessão do conselho geral de 22 de dezembro, a elevação de Encruzilhada à condição de Freguesia e desligar-se de Rio Pardo. Isto só ocorreria após 5 anos.
1835- Encruzilhada participa da longa guerra de 1835 (Revolução Farroupilha).
1837- Encruzilhada foi elevada à condição de Freguesia pela lei n° 6 de 17 de novembro de 1837.
1838- Combate de Barro Vermelho, em Rio Pardo, no dia 30 de abril, dois esquadrões compostos de Encruzilhadenses comandados pelo Major Francisco Ribeiro, tiveram parte saliente.
1840- No dia 26 de maio de 1840, o coronel Francisco Pedro de Abreu, o Moringue, invadiu Encruzilhada e encontrou a povoação deserta.
1843- No dia 04 de dezembro ocorreu aqui o chamado Combate de Encruzilhada. O combate travado resultou na derrota de Bento Gonçalves e na morte de Agostinho de Melo.
1844- 45- O Barão de Caxias nomeou o Tenente Coronel Joaquim Andrade Neves para comandante da Brigada Militar da Guarnição de Encruzilhada ordenando ao mesmo que se dirigisse para Encruzilhada com corpo de cavalaria sob seu comando e que aqui ficasse juntamente com forças de infantaria deixadas pelo Brigadeiro Santos Pereira.
Assim, em 28 de fevereiro de 1845, quando terminou a Revolução Farroupilha, Encruzilhada do Sul estava sob o domínio de uma grande força imperial comandada pelo Tenente Coronel Andrade Neves, futuro General e Barão do Triunfo.
1849- A lei n° 178 de 19 de julho de 1849, assinada pelo Tenente General Francisco José de Souza Soares de Andréa, dava autonomia política ao município.
1850- Instalada a primeira Câmara de Vereadores.
Foi também nesta época que as ruas da vila receberam, pela primeira vez, denominações oficiais.
1851- Ano em que Dom Feliciano José Rodrigues Prates, o Pároco local, recebeu o honroso título de 1° Bispo do Rio Grande do Sul. Com isto 1851 foi denominado o Ano da Igreja. Foi também neste ano que, no dia 4 de dezembro, saiu a lei n° 233 a qual dava autorização a Domingos José Machado para erguer na praça do cemitério. Hoje Praça Barão do Quarai, uma capela sob a invocação de Santa Cruz.
1857- Data de 26 de novembro de 1857, a lei Provincial que criou o núcleo colonial de São Feliciano, 5° distrito de Encruzilhada, hoje Dom Feliciano. Conta-nos os acervos históricos que os primeiros colonos eram de nacionalidade francesa.
1859- Neste ano o ensino começa ser prioridade para os encruzilhadenses.
Contratações de professores foram feitas, onde foi criada uma "Aula das Primeiras Letras, para o sexo feminino.
1870- Fim da guerra do Paraguai, onde muitos encruzilhadenses foram lutadores, dentre eles: Sidônio Silveira, Serafim Corrêa da Silveira e outros.
1887- Circulação do primeiro jornal editado no município, "A Encruzilhada", em 07 de dezembro, sendo que o responsável era José Rodolfo Taborda.
1900- Encruzilhada chega a população de 16.956 habitantes, com a área de 5100 km².
1910- Inauguração do Colégio Elementar, no governo de Padre Manuel Pacheco, hoje com a denominação de Borges de Medeiros.
1912- Ano da chegada do 1° automóvel da marca Humber. Também a instalação da luz elétrica e dos primeiros telefones.
Ano em que surge, em Encruzilhada, o futebol trazido por Hermes Dorneles da Fontoura, ainda menino. Também marca o aparecimento do cinema, considerando pelos encruzilhadenses o principal lazer, o qual cobrava uma entrada altíssima considerada aos produtos da época.
1928- Inaugurada a 1° linha do ônibus. O proprietário era Leonardo Schumam e ao lado de veículo foi pintado o dístico "Leão das Estradas".
1930- Foi nomeado como novo Prefeito da cidade o Dr. Armínio Silveira, após a nomeação de Francelísio Gonçalves Meirelles para ser subchefe da Polícia da Região, que havia assumido o cargo de prefeito porque o atual, Dr. Ozy Teixeira deixou o cargo.
1938- No dia 31 de março do corrente ano, Encruzilhada é elevada à condição de "Cidade".
1942- Dia 10 de setembro inaugura-se o "Altar da Pátria", no centro da Praça Júlio de Castilho "atual Praça Dr. Ozy Teixeira), que foi planejado pelo Dr. Ozy Teixeira, desenhado pelo artista Augusto Gabrieli e talhada por Fernando Romagnoli.
1945- Encruzilhada passou a chamar-se Encruzilhada do Sul.
1949- Ano em que se comemorou o Centenário de Emancipação Política do Município, aos 19 dias do mês de julho.

Bibliografia:

- Memória Encruzilhadense - Humberto Castro Fossa – Vol.3. Alice Therezinha Campos Moreira, Dione Teixeira Borges Moreira (org.). Porto Alegre. Evangraf - 2008
- Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul:
http://www.encruzilhadadosul.rs.gov.br/historia-encruzilhada.htm

Um comentário:

  1. Genial.O motivo? Bem porque me parece que, apesar da história ser um assunto intrínseco à Arquitetura, são poucos os sites e posts de diversos blogs que explicitam esse braço desse nosso assunto tão gigantesco e abrangente.
    É algo que falta, ou faltava.
    Por exemplo essa entrevista dos arquitetos responsáveis pelo Museu do Rio de Janeiro - MAR.A história está ali, mas é raro colocar o olhar exatamente sobre ela e fazer desenvolver uma discussão sob o ponto de vista da história propriamente dita.
    Muito boa a idéia, muito boa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir