domingo, 14 de março de 2010

Forças da Natureza x Arquitetura

A força da natureza sempre foi temida pelo homem. Principalmente agora, com toda a destruição predatória que estamos causando ao planeta, ela parece cada vez mais forte e com maior poder de destruição.As tragédias que têm acontecido neste começo de ano nos dão um mostra dessa força.As enchentes no sul e Sudeste, as secas no Nordeste do Brasil e principalmente a tragédia do terremoto no Haiti.Isso tudo impõe uma reflexão urgente sobre a ação predatória do homem no planeta e também como a arquitetura pode ajudar no planejamento ambiental de nossas cidades.
A sociedade moderna, individualista, consumista, é displicente demais para imaginar que as encostas de montanhas e morros possam “derreter” numa noite e dizimar famílias que ali se encontram. Pensamos apenas em nossa individualidade, queremos a vista mais bonita da montanha, do mar, nem que para isso precisamos construir em cima de pedras, sem se importar com os riscos.E isso vale não apenas para a sociedade dita esclarecida, e sim para todas os moradores dessas encostas, desde casarões até o mais simples casebre de zinco, sempre sob o olhar condescendente de políticos que só se importam como o voto e para consegui-lo são capazes de fazer loteamentos em áreas de risco, sem a mínima segurança e infra-estrutura.Não será a hora de buscarmos o passado político dos candidatos e fazermos uma escolha mais consciente na próximas eleições?
E em que ponto a arquitetura pode ajudar a melhorar essas questões?A primeira idéia que surge é no tocante ao planejamento urbano. Cidades bem planejadas correm menor risco de serem inundadas por enchentes ou devastadas por terremotos.Faz –se mister esclarecer que no Brasil os maiores problemas são provocados por enchentes.Não faz parte do contexto urbano brasileiro e experiência de catástrofes provocadas por guerras, furacões ou terremotos. Se toda essa intensidade de chuva se prolongar nos próximos anos, teremos um desafio para engenheiros, arquitetos e legisladores. Teremos que mudar nosso jeito de projetar.
A arquitetura pode ajudar no desenvolvimento de novas técnicas construtivas para habitações populares, pode influenciar positivamente uma melhor distribuição espacial dos bairros, evitando a ocupação de áreas de risco. Pode também influenciar uma melhor organização do tráfego urbano, espaços de convivência (praças, parques) e também na preservação do patrimônio histórico, evitando sua destruição e que novas construções irregulares venham ocupar seu lugar.Mas, além das discussões sobre novas formas de projetar, a questão também diz respeito à vontade política de fazer valer o uso adequado do solo.Na maioria dos casos de enchentes, temos um vetor: ocupação irregular.Cobra – se também aqui uma maior participação dos arquitetos no tocante ao planejamento urbano.
A intenção desse artigo é mostrar como a arquitetura pode ajudar a melhorar o panorama das nossas cidades. O arquiteto tem que estar à frente do planejamento urbano, participando ativamente de processos de decisão, buscar novas técnicas construtivas que visem melhorar a estrutura das edificações e buscar uma interação maior com outros profissionais.Todavia,mais importante que todas as colocações anteriores, é o comprometimento do poder público nos projetos e organização das políticas de urbanismo e uso do solo.Cabe então a sociedade constituída a tarefa de fiscalizar esses projetos.Só assim teremos condições de habitar cidades mais saudáveis e humanas.

Eder Santos Carvalho
Agradecimentos: às amigas Carina, Potira e Beatriz pelas dicas

Um comentário:

  1. Gostei da tua reflexão sobre o tema...

    Ah, o "Faz –se mister ..." isso foi um luxo!!!

    =D

    ResponderExcluir