quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cores: como aplicar com equilíbrio

A aplicação de cores nos ambiente deve ser equilibrada.Se pintar uma parede de vermelho, por exemplo, o ideal seria aplicar o branco nas outras três.A aplicação de tons de uma só cor também fica bem nos ambientes e pode ser feita mesclando tons mais claros com tons mais escuros.Uma boa dica é escolher um tom para servir de base uma mais vibrante para uma das paredes, sempre levando em conta a cor do mobiliário e das cortinas.
Quem gosta de ousar, com cores mais vibrantes, deve escolher a parede principal do ambiente, e evita usar esta cor em paredes muito recortadas.Em ambientes pequenos, use o azul e o verde.Se quiser estimular a sensação de aconchego, opte por tons escuros e vibrantes, como amarelo e vermelho.
No teto, um truque é usar uma cor mais escura para rebaixar um pé direito muito alto, diminuindo o ambiente.Caso o pé direito for baixo, opte por uma cor mais clara, de preferência o branco, pois essa cor amplia os ambientes.
Segundo a Suvinil – www.suvinil.com.br , uma paleta básica de cores para a ano que passou é a seguinte:
Vermelhos e alaranjados: Estes matizes são quentes e estimulam o apetite, por isso se aplicam bem a uma sala de almoço ou cozinha, suavizando a frieza dos metais e equipamentos.
Amarelos: Alegre, o amarelo favorece a criatividade.Mas não é aconselhável em locais em que se fica muitas horas, como o escritório.Use em salas de leitura, de refeições ou ginástica.
Verdes: O verde transmite a sensação de equilíbrio e calma.Lembrar da natureza é inevitável.Porém cores como o verde-azulado viraram símbolo de tendência ecotecno, um verde capaz de abraçar ecologia e tecnologia ao mesmo tempo.
Azuis e Violetas: O azul relaxa e acalma, mas não serve para pintar o quarto de quem sofre de depressão ou tristeza, por exemplo.Variações de lilás dão sensação de aconchego na casa.
Marrons e Neutros: Essas cores remetem a materiais naturais como terra, tronco, bambu e linho.Para quem gosta de um ambiente mais rústico é uma boa pedida.

As cores segundo o Feng Shui

As cores exercem alguma sensação nas pessoas, por isso devemos saber qual sensação queremos que a pessoa tenha ao entrar em determinado ambiente.
As sensações de vida estão em toda a parte.Despertam os sentidos e influenciam nosso dia-a-dia.Energizam acalmam, tranqüilizam, alegram.
Para usar o Feng Shui, milenar técnica oriental de harmonização dos ambientes, utiliza-se o ba-guá, uma figura geométrica de oito lados que relaciona os ambientes com as nove áreas essenciais de maior interesse da vida humana: Trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade, amigos e saúde.
Aplicando-se o ba-guá, identifica-se cada uma das nove áreas e para cada uma dessas áreas podem ser utilizadas cores distintas.
Saúde: tons de terra e amarelo.Atuam no fortalecimento da saúde física e emocional.
Espiritualidade: azul claro e lilás.As energias dessa área, quando estimuladas, favorecem o autoconhecimento e a disciplina, propiciando calma e moderação.
Família: tons de verde.Ativada, evita brigas familiares, protege o relacionamento pessoal e facilita reconciliações.
Trabalho: preto e tons escuros.Esta área consolida a vida profissional, abrindo oportunidades como propostas de emprego, promoções e benefícios financeiros para toda a família.
Relacionamento: tons de rosa para o vermelho.Traz sorte para seu coração e pode melhorar a relação entre as pessoas.
Amigos: tons de cinza e prata.Atrai amizades sinceras e companheiras.Estimula conhecer lugares novos e interessantes.
Criatividade: branco e tons pastéis.A energia deste local aumenta sua imaginação e sua inspiração.Ótimo lugar para leitura e estudo, pois estimula a criatividade.
Sucesso: tons de vermelho para o laranja.Esta área rege o reconhecimento público.Ajuda na conquista de objetivos.
Prosperidade: púrpura, tons de lilás e dourado.Ativado esta área, traz bons negócios e investimentos.

Um comentário:

  1. Adoreeeeeeeeeeeei!!!

    Meu quarto é tem os móveis todos em cor marfim e as paredes laranja, eu adoro!!!

    Vamos ver se eu conquisto meus objetivos... hihihi

    =)

    ResponderExcluir