sexta-feira, 24 de julho de 2009

A contribuição Açoriana na Formação do Povo Encruzilhadense

A chegada efetiva dos açorianos no Rio Grande do Sul foi entre 1752 e 1754, tendo em vista o povoamento das chamadas Missões Orientais, território cedido pela Espanha a Portugal, pelo Tratado de Madri, em troca da Colônia de Sacramento. Na Capitania de São Pedro do Rio Grande, os imigrantes açorianos se estabeleceram inicialmente em Viamão, dispersando-se a seguir para Rio Pardo, Santo Amaro e Taquari.
De Rio Pardo, chegaram até Encruzilhada por volta de 1810, que nessa época era habitada por tropeiros e soldados portugueses aqui instalados para defender o Forte Jesus Maria José do ataque dos espanhóis. A partir dessa data, começa efetivamente o desenvolvimento da malha urbana do município, com a nítida influência dos traçados portugueses, traçados que se fazem de acordo com a topografia, com ruas retas, mas não tão retas assim, pois nem sempre são paralelas ou ortogonais umas em relação às outras.
Essa influência no urbanismo se estende também aos prédios. A Igreja, situada em um ponto central, de preferência o mais alto, tem uma arquitetura simples, se comparada à arquitetura religiosa do centro do país. É interessante notar que na maioria das cidades que recebem imigrantes açorianos, a igreja se configura como o ponto central da cidade, e a partir dela, se organiza toda a malha urbana da cidade. A influência açoriana marcou presença também nos prédios públicos e residências.Arquitetura que hoje, ainda que precariamente, é preservada.
Os açorianos deixaram um legado que vai além da arquitetura e do urbanismo. Deixaram marcas acentuadas na estrutura social do povo encruzilhadense, com a língua usada em todos os recantos do município, os usos e costumes do povo, as brincadeiras infantis, as canções de ninar, os festejos populares e as festas religiosas.
Eder Santos Carvalho
Encruzilhada do Sul, 23 de Julho de 2009
Bibliografia consultada
Memória Encruzilhadense - Humberto Castro Fossa – Vol.3. Alice Therezinha Campos Moreira, Dione Teixeira Borges Moreira (org.). Porto Alegre. Evangraf - 2008
BARROSO, Vera Lucia Maciel (org.). Presença açoriana em Santo Antonio da Patrulha e no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EST, 1993.

13 comentários:

  1. Eu estou fazendo um trabalho sobre os açorianos, e essa pesquisa ajudou muito !
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. ou esse trabalha vai ficar otimi

    ResponderExcluir
  3. Sugestões bibliográficas:

    "Momorial Açoriano", Luis Antônio Alves;
    "Povoadores de Piratini", Jayme d'Ávila;
    "Sesmarias em São Sebastião de Bagé",Carlos Roberto Martins Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Esse trabalho vai fika ótimoo
    com esse site me ajudoo muito

    ResponderExcluir
  5. nossa isso me ajudou mt no meu trabalho

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, é o sidadão usando a tecnologia na construção de uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! um ponto que sempre defendi, você já havia feito um trabalho a nível arquitetônico de influencia Açoriana....

    ResponderExcluir